Lula | Foto: Ricardo Stuckert
Presidente do Brasil de 2003 a
2010, Lula já foi considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela
Time em 2004 e 2010, voltando agora em seu 3º mandato.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou para a lista de 100 pessoas mais influentes de 2023, promovida pela revista norte-americanaTime. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (13).
A compilação mostra Lula na seção dedicada a líderes onde aparece ao lado de figuras como o presidente dos EUA, Joe Biden, do primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, e do líder da Colômbia, Gustavo Petro, entre outros.
O texto dedicado a Lula foi assinado por Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, empresário e ambientalista. Segundo ele, “Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo – renovando o compromisso do país com a democracia, a justiça e a equidade econômica. Mas em nenhuma outra área ele pode gerar um impacto mais significativo do que nas crises do clima e da biodiversidade”, afirma.
Ainda, segundo Gore, “depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia , e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior. Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática.”

Lula já havia aparecido na lista de mais influentes da Time em outras duas ocasiões – em 2004 e em 2010, seu primeiro e segundo mandatos presidenciais. Na primeira vez, foi chamado de “porta-voz do mundo em desenvolvimento” após integrar uma coalizão de países que abandonou um encontro da Organização Mundial do Comércio para reivindicar a diminuição dos subsídios agrícolas dos EUA e da União Europeia.
Em 2010, o chefe do executivo teve seu perfil escrito pelo documentarista Michael Moore, que o descreveu como “um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana” que buscava guiar o Brasil ao “primeiro mundo”.
Já em 4 de maio de 2022, Lula concedeu entrevista à revista. Na época, ele afirmou que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é tão responsável pela guerra na Europa quanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
“Fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin”, afirmou Lula.
Brasileiros na Time
No ano passado, dois brasileiros figuraram na lista da Revista: Sônia Guajajara, líder, ativista indígena e hoje ministra dos Povos Indígenas do governo Lula, e o cientista Tulio de Oliveira, um dos responsáveis por sequenciar a variante ômicron da Covid-19.
A lista é compilada desde 2004, e 15 brasileiros já passaram por ela, veja abaixo.
__
com informações de agências
Com Portal VERMELHO