ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

quinta-feira, 10 de março de 2016

Jandira lidera comunistas na votação que autoriza o uso da fosfoetanolamina em pacientes com câncer

Foto: Divulgação / Internet
Foto: Divulgação / Internet
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (8) o Projeto de Lei 4.639/16, que autoriza a produção e o uso da fosfoetanolamina sintética aos pacientes com câncer. O projeto permite que a chamada pílula do câncer tenha a sua liberação para uso mesmo antes de concluídas as pesquisas voltadas para seu registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto, assinado por 25 parlamentares de diversas legendas, seguirá agora para o Senado Federal.
Para a médica e deputada federal Jandira Feghali, há uma urgência no assunto: “O Plenário responde a uma demanda urgente e dramática de nossa sociedade. Este medicamento tem sidoa  esperança para muitas pessoas no Brasil. Temos que garantir a muitas delas, já em tratamento paliativo, que possam ter a cura ou sobrevida”, discursou no encaminhamento da votação do PCdoB. Para ela, o medicamento também precisa ser gratuito e fornecido dentro do Brasil: “Não pode haver mercantilização ou benefício de empresas com a produção e distribuição da fosfoetanolamina”.
A fosfoetanolamina ganhou um grande destaque, a nível nacional, no final do ano passado em função de seu possível potencial de utilização no combate ao câncer. Segundo a justificativa do projeto, “pesquisadores vinculados ao Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), conseguiram desenvolver uma via de síntese laboratorial dessa substância naturalmente encontrada no corpo humano e passaram a distribuir o produto da síntese para doentes que não mais dispunham de alternativas terapêuticas eficazes contra os cânceres”.
Fonte - Site da Deputada Federal Jandira Feghali

Federação Sindical Mundial América declara apoio ao ex-presidente Lula

A Federação Sindical Mundial (FSM) região América Latina e Caribe divulgou uma nota, no último sábado (5), na qual se solidariza com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que foi levado ilegalmente para depor na Polícia Federal através de um mandado de condução coercitiva. 

“A secretaria América da FSM denuncia as manobras da justiça, Ministério Público e da polícia brasileira e condena o lamentável show midiático levado a cabo pelo poder judiciário brasileiro contra Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o documento. 

A FSM América denuncia ainda que esta é uma “estratégia continental imperialista de enfrentar os governos progressistas revolucionários e reformistas contrários a seus interesses”. 

Leia abaixo a íntegra da nota:


Declaração de solidariedade a Lula e às forças progressistas do Brasil

A secretaria América da Federação Sindical Mundial (FSM) manifesta sua mais ampla e incondicional solidariedade com Luiz Inácio Lula da Silva e demais membros dos movimentos sociais e sindicais diante das ações judiciais e parlamentares que pretendem associá-lo falsamente à corrupção. 

A secretaria América da FSM denuncia as manobras desenvolvidas pela justiça, o Ministério Público e a polícia brasileira e condena o lamentável show midiático levado a cabo pelo poder judiciário brasileiro contra Luiz Inácio Lula da Silva buscando manchar a figura do histórico líder que demonstrou sua inocência de forma reiterada e publicamente várias vezes. 

A secretaria América da FSM critica os manifestos propósitos de vincular Lula e outras figuras destacadas das forças progressistas com a rede de corrupção da Petrobras. 

A secretaria América da FSM condena a atitude da reacionária e conservadora direita brasileira que, acéfala de ideias, ataca Lula e a presidenta Dilma. Sabe-se que as profundas reformas antineoliberais feitas pelos durante os governos Lula e Dilma no Brasil enfrentam a ameaça de um golpe militar do parlamento e esta tentativa em criminalizar sua imagem faz parte desta tática. 

A secretaria América da FSM combate as tentativas da direita brasileira de voltar a época dos coronéis que, estimulando uma saída reacionária e conservadora, outrora convocaram o exército para “sair dos quarteis” e voltar a estabelecer o ciclo entre governos militares contra aberturas democráticas inconclusas. Com estas ações deixam claro sua oposição às reformas desenvolvidas em favor da classe trabalhadora brasileira. 

A secretaria América da FSM condena a ameaça à democracia real brasileira, se une à combativa Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e convoca as demais organizações sindicais filiadas à FSM no Brasil, em conjunto com todas as forças progressistas, a fazer uma mobilização geral permanente, lideradas pela Frente Brasil Popular como meio de enterrar o golpe contra a democracia. 

Esta frente luta por reformas estruturais como: política democrática, fiscal progressiva, urbana, agrária e a democratização dos meios, a sustentabilidade ambiental e a reforma do sistema financeiro que são a base estrutural de um novo projeto nacional para o socialismo.

A secretaria América da FSM evocando seu espírito anti-imperialista alerta todos os povos latino-americanos e caribenhos, que por trás das ações da direita reacionária e conservadora brasileira estão os interesses imperialistas do governo estadunidense e seus aliados, formando parte da estratégia continental imperialista de enfrentar os governos progressistas revolucionários e reformistas contrários a seus interesses. 

Havana, 5 de março de 2016.
Fonte> Portal da CTB