ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

terça-feira, 21 de junho de 2016

Jandira Feghali lança pré-candidatura a prefeita do Rio, com apoio de Lula

Lula, Beth Carvalho e Jandira Feghali durante lançamento da pré-candidata do PT à prefeitura, nesta segunda-feira (20), na Fundição Progresso (Foto: Daniel Silveira/G1)
Lula, Beth Carvalho e Jandira Feghali durante lançamento da pré-candidata do PCdoB à prefeitura, nesta segunda-feira (20), na Fundição Progresso (Foto: Daniel Silveira/G1)

Ato na Fundição contou com presença do ex-presidente e diversos artistas. 
Em seu discurso, Lula disse que o país tem uma dívida com o Rio.

Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se uniram nesta segunda-feira (20) no evento de lançamento da pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) na disputa pela prefeitura do Rio. O ato, que lotou a Fundição Progresso, na Lapa, contou com a participação de vários artistas e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Antes de falar para a militância, Jandira, que entrou no palco de braços dados a Lula, tocou bateria para o público, sendo acompanhada pelos músicos que estiveram presentes. Em seguida, abriu o discurso se dirigindo ao ex-presidente, afirmando que "essa é a candidatura que não tem medo de defender o seu legado e o legado da presidente Dilma".
"Somos uma esquerda que sonha, que imagina, uma esquerda que discursa, mas uma esquerda que também faz", disse Jandira.
Jandira ressaltou que a campanha eleitoral será permeada por grandes dificuldades. "É uma eleição municipal que vai cruzar permanentemente contra o golpe e em defesa da democracia no Brasil", disse, afirmando que se manterá engajada na luta contra o impeachment de Dilma Rousseff.
A deputada mencionou as declarações de Sergio Machado, que em sua delação afirmou que a parlamentar obteve doações não declaradas. "A melhor resposta que nós demos foi isso aqui que fizemos hoje. Depois de tudo o que disseram, vocês estão aqui hoje", disse.
Ela afirmou que seus adversários "podem vasculhar", mas que não encontrarão nada que manche sua imagem. 
Lula disse que a votação deste ano representa um momento histórico, "porque é a primeira eleição que a gente vai fazer sem financiamento empresarial", disse.
Pelo palco, que contou com cenografia, arquibancada para convidados e grande banda – o que deu ao ato pompa de showmício – discursaram representantes de entidades sindicais e de movimentos sociais, como os dos trabalhadores, dos estudantes, dos negros, do público LGBT, entre outros.
Os discursos foram marcados por críticas ao governo federal em exercício, tendo o grito "Fora Temer" presente em todas as falas. 
Entre as celebridades que participaram do ato, Beth Carvalho foi a responsável por convidar o ex-presidente Lula ao palco. Antes, a sambista destacou que sua militância a favor de Jandira se deve por conhecê-la como mulher e como parlamentar. "Eu sempre participei da luta política no Brasil porque antes de tudo eu sou cidadã", enfatizou a cantora.
Também participaram o ator Benvindo Sequeira, os músicos Tico Santa Cruz e Flávio Renegado, e lideranças políticas do PT e do PCdoB.
País tem 'dívida' com RJ, diz Lula
Em seu discurso, Lula disse que o país tem uma dívida com o Rio de Janeiro que, segundo ele, "perdeu muito com a transferência da capital para o Distrito Federal". Ele falou da necessidade de se devolver ao carioca o orgulho em ser "da gema", e afirmou ter se empenhado, enquanto ocupou a presidência, em sanar parte dessa dívida.

"Eu tenho orgulho de dizer pra vocês que eu duvido que, nos últimos 50 anos, eu estou chutando, aconteceu um governo que transferiu tanto dinheiro do governo federal para o Rio de Janeiro como nos fizemos", afirmou Lula, destacando que o feito não foi por "compromisso partidário", mas pela necessidade de reparação.
Fonte: G1 - Daniel Silveira