ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

CNN: Lula processará Bolsonaro por abuso de poder político e econômico - André Cintra

A campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve protocolar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) duas ações de investigação judicial contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é da CNN Brasil.

De acordo com o portal, Bolsonaro será questionado por abuso de poder político e econômico. As ações serão apresentadas na próxima semana. Se for condenado, o presidente ficará inelegível.

A primeira ação tem como base as falsas denúncias de Bolsonaro sobre a urna eletrônica e o sistema eleitoral brasileiro. Os atos antidemocráticos promovidos por bolsonaristas nesta semana, em rodovias de todo o Brasil, podem ser citados, bem como o apoio de parlamentares como Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) a esses atos ilegais.

Já a segunda ação acusa o governo de ter usado a máquina pública para fins eleitorais, por meio especialmente de benefícios econômicos temporários, que coincidiam com o período eleitoral. É o caso da concessão de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Além dessas duas novas ações, há quatro que foram apresentadas durante a campanha, denunciando Bolsonaro por diferentes crimes, como desinformação e uso da máquina nos atos de 7 de setembro. Segundo a CNN, ministros do TSE avaliam que as ações eleitorais têm mais potencial de levar Bolsonaro à inelegibilidade do que as ações criminais.

Fonte: Portal VERMELHO

POLÍTICA: Após encontro com Lira, Lula diz que país precisa de diálogo e normalidade - por Iram Alfaia

Debateu-se um esforço para a aprovação da PEC da Transição que vai garantir a continuidade do pagamento dos R$ 600 do Bolsa Família e reajuste do mínimo.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu da reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ressaltando que o Brasil precisa de equilíbrio e respeito entre as instituições, uma situação ausente nos quatro anos do governo Bolsonaro. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (9) na residência da presidência da Câmara.

Na conversa, discutiu-se um esforço para a aprovação da PEC da Transição que vai garantir a continuidade do pagamento dos R$ 600 do Bolsa Família e reajuste do salário mínimo acima da inflação. Os dois falaram de esforço concentrado para garantir a aprovação da emenda constitucional.

“Hoje me encontrei pela primeira vez com o presidente da Câmara dos Deputados, ArthurLira.  O país precisa de diálogo e normalidade”, escreveu Lula na sua conta no Twitter.

Antes do encontro, Lula disse que estava empenhado na construção de um “futuro melhor para todos os brasileiros e brasileiras, com muita democracia”.

Leia mais: Lula terá agenda com presidentes da Câmara, Senado e STF

Participaram da reunião o vice eleito Geraldo Alckmin (PSB), a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o ex-ministro Aloizio Mercadante, o líder da minoria na Câmara, Alencar Santana (PT-SP), o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG) e o vice-presidente do PT, José Guimarães (CE).

Todos deixaram o encontro com avaliação positiva. “Ótima reunião do presidente Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre o futuro do Brasil e as pautas urgentes da Câmara dos Deputados”, observou o líder da minoria.

José Guimarães considerou uma boa conversa. “Debatemos assuntos importantes para o futuro do país, unindo esforços para aprovação da PEC da transição”, disse.

“Participei do encontro entre o presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, hoje, em Brasília, para tratar de medidas urgentes para atender o povo brasileiro. A esperança voltou!”, afirmou Reginaldo Lopes.

Após o encontro de duas horas com Lira, o presidente eleito seguiu para a residência oficial do Senado, que fica ao lado, para se reunir com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ainda nesta quarta-feira Lula terá encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e em seguida com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

CULTURA: Seu nome será para sempre Gal - por Cezar Xavier - Fonte: Vermelho

 

Gal Costa | Foto: Marcos Hermes / Divulgação

Gal Costa morre aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. A causa da morte não foi informada.

Gal havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A cantora era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora. Seu último show foi no festival de música Coala, em São Paulo.

Ela estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB.  Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.

Leia também: O mundo está preocupante, a censura vem de gente comum, diz Gal Costa

Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.

Doce bárbara

Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos em Salvador, na Bahia, Gal Costa surgiu em meados dos anos 1960 com um perfil moderno de canto e repertório. Influenciada pelas sutilezas da bossa nova, rapidamente evoluiu para o grito roqueiro, com seu alcance vocal agudo e cristalino, num período em que a MPB recusava as guitarras e a influência americana. Impôs um padrão de ousadia e elegância na performance, nos arranjos e no tratamento vocal das músicas.

Integrou o grupo Doces Bárbaros, que juntou os baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, já bastante influentes em 1976. Com estes, acabou gravando álbuns, canções e realizando shows que se tornaram definidores do que havia de mais contemporâneo e influente para a música.

Muitas vezes causou desagrado em setores mais conservadores da música e dos costumes. Mas também tornou-se dona de um vasto cancioneiro popular, que nenhuma outra cantora pode cantar sem remeter à comparação com Gal. Um cancioneiro pop, assobiável e muito ouvida em dezenas de novelas de televisão, que enchem o setlist de shows e ainda sobram.

Com 20 anos gravou o fundamental Tropicália ou Panis et Circensis, em que a canção Baby segue até hoje como referência internacional da música brasileira. Músicas desse período, algumas ousadas e experimentais, são sampleadas até hoje por DJs estrangeiros (ouça abaixo sampler de Pontos de Luz, do censurado álbum Índia, de 1973).

Leia também: Gal Costa canta Olodum em homenagem aos heróis do povo brasileiro

O cultuado álbum Fa-Tal, de 1971, deu motivo a um dos shows mais importantes no país. Gal nunca se acomodou e, até recentemente, procurava compositores novos e ousados para gravar músicas que nem sempre queriam ser assobiadas nas ruas. O álbum Recanto (2011), por exemplo, é todo composto por Caetano Veloso, numa parceria conceitual de músicas reflexivas, tensas, carregadas de influencias eletrônicas, fanqueiras e roqueiras. Essa constante reinvenção a tornaram relevante durante as seis décadas de carreira. 

Gal contribuiu para extrapolar as influências do tropicalismo para as artes plásticas, para a moda, o teatro. Sua presença magnética gerava controvérsia e imitação. Seu alcance vocal e sofisticação musical elevava o padrão dos compositores. Até hoje, suas canções mais marcantes são consideradas difíceis de serem cantadas, exigindo habilidades extremas para muitas cantoras.