ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Escritor e militante político Mery Medeiros morre aos 65 anos


 
 
Nesta quarta-feira, morreu o escritor e militante Mery Medeiros, conhecido pela luta política e pela Democracia. O sepultamento, segundo a família, foi nessa quinta-feira às 09h em Nova Cruz. Teria sofrido um infarto
 
Nasceu há 65 anos no distrito de Regomoleiro, em São Gonçalo do Amarante. Em 2001 recebeu o título de Cidadão Natalense pela Câmara dos Vereadores de Natal. ‘‘Defendo a cidadania desde 1963 quando era um jovem estudante’’, relembra.
 
Poeta, escritor, assessor sindical, dirigente comunitário e militante comunista, Mery escreveu obras engajadas, Das Evocações e dos Esquecidos (1999) e Lições de Democracia e Cidadania (2006); organizou debates nas escolas natalenses, reuniu comunidades para a defesa dos seus direitos.
 
Mery esteve preso por quatro vezes por ordens dos que faziam o Regime de Exceção. ‘Estive preso de forma intercaladas em Recife, Fortaleza e Natal por pertencer aos quadros do antigo Partido Comunista Brasileiro’, explica. ‘E acrescento que a cultura foi muito atingida pelas ações da Ditadura’.

Fonte: Potiguar Notícias
Adaptado pelo Blog do PCdob de Nova Cruz/RN, hoje (8), ás 12:48m.

Lideranças esperam que Bolsonaro mude de postura após contrair doença

Após destacar a arrogância de Bolsonaro, lideranças da oposição no Congresso se mostram solidários ao presidente que foi diagnosticado com Covid-19. Ele sempre desafiou as recomendações médicas sobre o uso de máscara e manter o isolamento social.
“Eu jamais desceria ao nível do presidente, quando desejou a morte de Dilma Rousseff”, lembrou a líder do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida (AC). “Desejo que Bolsonaro se cure e a doença lhe sirva para ser uma pessoa menos ruim, capaz de se colocar no lugar do outro, dos que ficaram gravemente doentes e das famílias que perderam entes queridos”, completou.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) foi na mesma linha, mas questionou as responsabilidade de Bolsoanro. “Foi confirmado que Bolsonaro está com coronavírus. Não serei daqueles a desejar o pior. Destilar ódio não é minha praia, ao contrário do que ele e seu grupo fazem com os outros. Mas há uma questão: ele será responsabilizado pelo comportamento que pode ter infectado centenas?”, indagou.
O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), lembrou que Bolsonaro classificava a pandemia como uma “gripezinha”, permitir aglomerar e usar máscara era exagero. Disse que o presidente é irresponsável até para anunciar que está com Covid-19. “Poderia ter feito mais uma de suas lives, mas chamou coletiva de imprensa, colocando em risco os jornalistas”, criticou.

TSE abre inscrições para curso a distância sobre Prestação de Contas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (7) que realizará um curso a distância, gratuitamente, sobre Prestação de Contas anuais partidárias. As inscrições já se encontram abertas.
Serão disponibilizadas 20 horas de aulas a representantes de partidos políticos, contadores, advogados e outros profissionais que atuem na área. O curso oferecerá apostilas, videoaulas e avaliação de aprendizagem aos participantes.
De acordo com o TSE, as aulas serão ministradas pelo analista Judiciário Thiago Bergmann, que atua na Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE. Ele explica que “a ideia do curso é esclarecer as dúvidas recorrentes e orientar os prestadores sobre como eles devem apresentar as contas anuais à Justiça Eleitoral”.
Inscrições
No ato da inscrição, utilize a chave “PARTIDARIAS”. Quem tem cadastro no Portal de EaD do TSE deve acessar o endereço https://educacao.tse.jus.br/course/view.php?id=558. Já quem não dispõe de cadastro deve acessar https://educacao.tse.jus.br/login/signup.php?. Depois do cadastro confirmado (verifique seu e-mail), o usuário deve acessar o endereço https://educacao.tse.jus.br/course/view.php?id=558.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ead-suporte@tse.jus.br.
Contas anuais
A entrega da prestação de contas anual pelos partidos é determinada pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) com a redação dada pela Lei nº 13.877/2019, que alterou o prazo para a apresentação. Antes, o balanço contábil do exercício finalizado deveria ser enviado até 30 de abril do ano seguinte. Agora, a entrega deve ser feita até 30 de junho.
De acordo com a legislação, cabe à Justiça Eleitoral fiscalizar as contas das legendas para verificar a origem e a aplicação dos recursos declarados em suas prestações de contas.

"O BRASIL, O RN E NOVA CRUZ/RN PERDE UM GRANDE LÍDER COMUNISTA!" - Por EDUARDO VASCONCELOS


 O Brasil e em especial o Rio Grande do Norte e em particular, NOVA CRUZ, perde um grande líder comunista e um grande poeta! MERY. Eduardo Vasconcelos, vice presidente do PCdoB de Nova Cruz/RN, atual presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, Radialista, Blogueiro e Agente de Cultura - Nova Cruz/RN.


"A defesa da cidadania e da democracia fizeram do escritor e militante Mery Medeiros um homem grato à vida e à cidade que ama.

A luta pelo ideal democrático sempre foi uma bandeira de vida deste homem nascido há 65 anos no distrito de Regomoleiro, em São Gonçalo do Amarante. Em 2001 recebeu o título de Cidadão Natalense pela Câmara dos Vereadores de Natal. ‘‘Defendo a cidadania desde 1963 quando era um jovem estudante’’, relembra.

Poeta, escritor, assessor sindical, dirigente comunitário e militante comunista, Mery escreveu obras engajadas, Das Evocações e dos Esquecidos (1999) e Lições de Democracia e Cidadania (2006); organizou debates nas escolas natalenses, reuniu comunidades para a defesa dos seus direitos.

Mery esteve preso por quatro vezes por ordens dos que faziam o Regime de Exceção. ‘Estive preso de forma intercaladas em Recife, Fortaleza e Natal por pertencer aos quadros do antigo Partido Comunista Brasileiro’, explica. ‘E acrescento que a cultura foi muito atingida pelas ações da Ditadura’

Por Dr. Evandro Borges - Advogado"