ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

sábado, 29 de agosto de 2020

Grito dos Excluídos clama “contra tudo que Bolsonaro representa”

·        


Lema da 26ª edição será “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”

A 26ª edição do Grito dos Excluídos defende a preservação da vida em primeiro lugar e se opõe a tudo que o governo de Jair Bolsonaro representa.

“Tem gente que não coloca a vida em primeiro lugar. É triste quando se coloca em primeiro lugar o lucro, a ganância. Além disso, hoje também tem muita gente colocando em primeiro lugar o preconceito, a violência, a tirania. É preciso servir, valorizar e defender a vida. Nesse tempo de pandemia, de morte, a vida precisa retornar ao seu lugar. O grito é esperança”, afirmou Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Neste ano, o lema do Grito dos Excluídos será “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”. Os organizadores apontam que o lema se impôs ao observar a crise social e sanitária imposta pela pandemia mundial de covid-19 e os graves retrocessos sociais impostos pelo governo Bolsonaro.

“Quem são os que gritam hoje? Não são apenas vozes. Têm rostos. De encarcerados, povo em situação rua, comunidades tradicionais, povos indígenas, periferias, trabalhadores em serviços precarizados, ciganos, migrantes, circenses. Gritamos porque tem vozes sendo abafadas, oprimidas”, disse Dom Mário.

Um dos temas principais será a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profissionais. Rosilene Wansetto, coordenadora do Grito dos Excluídos e da Romaria dos Trabalhadores, manifestou solidariedade às famílias das 117 mil pessoas mortas pela covid-19 e criticou a falta de um plano de ação. Além do desdém do governo Bolsonaro sobre a perda dessas vidas. 

“Essas vidas poderiam ter sido poupadas se tivéssemos um governo de verdade. Nós temos um desgoverno. Lá em fevereiro a gente já via que estávamos vivendo um governo sendo conduzido por um fascista, um genocida, que não valoriza a vida. Ainda não tínhamos em vista a pandemia, que se construiu nos meses seguintes”, lembra Rosilene. “O governo aplicou menos de 50% do orçamento para combater a pandemia. É preciso lembrar que o SUS é a política pública que tem salvado vidas nessa pandemia. E valorizar a importância da saúde pública”, afirmou.

Teto dos gastos

O Grito dos Excluídos também faz referência à urgente necessidade de revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, o chamado Teto de Gastos. Segundo a coordenadora da Romaria dos Trabalhadores, a alardeada crise econômica não pode mais servir de justificativa para tirar direitos da população e reduzir serviços públicos.

“A gente vê o quanto isso está impactando na ausência de políticas públicas, em todas as áreas. Revogar essa emenda constitucional é urgente. Essa crise não é nossa, não é do povo brasileiro”, afirmou.

O Grito dos Excluídos é celebrado anualmente no dia 7 de setembro, quando são realizadas manifestações em vários locais do país. Mas, por conta da pandemia, parte dos atos será realizada virtualmente e também com carreatas. Além disso, neste ano, a coordenação estabeleceu que todo dia 7 de cada mês, antes e depois de setembro, será um “Dia D do Grito”, por entender que a exclusão é uma constante durante todo o ano, resultado de um sistema econômico injusto.

Publicado originalmente na RBA

Fonte: vermelho.com.br

PCdoB: derrotar Bolsonaro nas eleições e retirar o Brasil da crise

·      


Os comunistas apresentaram uma Plataforma de Emergência para salvar vidas, gerar empregos, retomar crescimento e se preparam para obter bons resultados nas eleições municipais deste ano.

A Comissão Política Nacional (CPN) do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reuniu-se nesta sexta-feira (28) e aprovou uma resolução que destaca o duplo fracasso do governo Bolsonaro – a tragédia decorrente da sua inação diante da pandemia e a crise econômica que atinge proporções desastrosas. Segundo o documento, essa situação configura um quadro de tragédia nacional.

O PCdoB afirma que a nação estarrecida enxerga “um presidente da República que se move unicamente pela ambição de se reeleger em 2022, visando a concretizar seu projeto de poder autoritário”. O presidente, segundo os comunistas, “também se utiliza da força gravitacional de seu governo para alargar sua base de apoio no Congresso Nacional, com parcelas do Centrão que outrora amaldiçoava, chamando-o de velha política”.

Outro ponto da resolução aborda a plataforma emergencial necessária para enfrentar as crises sanitária e econômica, que deve indicar meios, instrumentos e fontes de financiamento para que o país controle e vença a pandemia, e assegure o funcionamento da economia. “O PCdoB, apoiado em estudos de sua bancada na Câmara dos Deputados e também de sua Fundação Maurício Grabois, tem apresentado contribuições a essa plataforma”, constata.

Fonte: vermelhor.org.br

PLENÁRIA COM OS COMITÊS MUNICIPAIS DO PCDOB-RN É HOJE (29), ÁS 14H. FIQUEM LIGADOS!


 Bom Dia, Camaradas,

_Confirme seu município no Encontro dos Comitês Municipais do PCdoB-RN.

_*PAUTA*

_*Convenções Eleitorais*

_PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

_Sábado, 29/08/20

14:00 – Instalação da Mesa Coordenadora

_14:15_     - Abertura por Divanilton Pereira

_14:30_    - Convenções Eleitorais por Gutemberg Dias e Whan Costa

_15:15_   - Fernando Freitas (Natal) e Rafaele Moura (Alto do Rodrigues) falam pelas pré-candidaturas majoritárias

_15:25_ – Inscrições dos Comitês Municipais e participação especial do Vice-governador Antenor Roberto

_16:30_ – Esclarecimentos jurídicos e contábeis por Whan Costa, Carlos Antônio e Patrícia Moreira

_17:00_ - Lançamento do Núcleo Jurídico-Contábil de Apoio às Convenções Eleitorais

_17:15_ - Encerramento                  Evento exclusivo para os filiados do Partido


DIVANILTON PEREIRA

Presidente do PCdoB-RN