ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Homenagem aos 59 anos da nomeação de Dom Hélder como Arcebispo de Olinda e Recife - "VALE A PENA LER NOVAMENTE!" - EDUARDO VASCONCELOS - PRESIDENTE DO PCdoB de NOVA CRUZ - RN E DO CPC (Centro Potiguar de Cultura)

Foto: divulgação

No último dia 12 de abril (quarta-feira), às 18h, a Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do mandato da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), vai realizar uma sessão solene em homenagem aos 59 anos da nomeação de Dom Hélder Câmara como arcebispo de Olinda e Recife. O evento acontecerá no Plenário da Casa José Mariano e marca o início das comemorações do sexagésimo aniversário do “Dom” à frente da igreja católica em Pernambuco.

A solenidade contará com depoimentos de personalidades como Chico Buarque de Holanda, Padre Júlio Lancellotti, Frei Beto e Leonardo Boff. Estarão presentes representantes do Instituto Dom Hélder Câmara (IDHEC), Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), além dos guardiões dos Conventos de São Francisco, Santo Antônio e dos Capuchinhos do Pina e da Penha.

Quem foi Dom Hélder Camara?

Dom Hélder Pessoa Câmara nasceu em 1909, em Fortaleza, no Ceará, onde entrou no Seminário da Prainha de São José, com 14 anos. Aos 22 anos, foi ordenado sacerdote e em 1952 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu por 28 anos. Foi também no início dos anos 1950 que Dom Helder fundou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 12 de março de 1964, foi nomeado o 6º Arcebispo de Recife e Olinda, pouco antes do Golpe Militar, tornando-se também um símbolo da resistência à ditadura e ao autoritarismo.

Durante toda sua vida, Dom Hélder se dedicou de forma irmanada à sua fé e aos direitos humanos, sobretudo às pessoas mais carentes, silenciadas e excluídas. No seu período enquanto Arcebispo de Recife e Olinda também fundou diversos grupos de direitos humanos como a “Comissão de Justiça e Paz”, o “Movimento Encontro de Irmãos” e o “Banco da Providência”, além de atuar junto a diversos outros grupos, movimentos estudantis, operários e ligas comunitárias. Após escrever um manifesto de apoio à ação católica operária, foi acusado de comunista, sendo proibido de se manifestar publicamente.

O reconhecimento do trabalho de Dom Hélder vai além do Brasil. Durante a ditadura, foi à Paris denunciar as práticas de tortura e a situação dos presos políticos no Brasil. Ele também recebeu diversos prêmios internacionais, entre eles o Prêmio Martin Luther King. Foi indicado 4 vezes ao Prêmio Nobel da Paz, tornando-se o brasileiro mais vezes indicado. Aos 90 anos, faleceu no Recife o “Dom da Paz”, no dia 27 de agosto de 1999. Em 2014, Dom Fernando Saburido, então Arcebispo de Recife e Olinda, solicitou ao Vaticano a abertura do processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara.

__
Fonte: Ascom Cida Pedrosa
Edição: Bárbara Luz

Adaptado pelo PCdoB de NOVA CRUZ-RN, 17/04/2023

Delegação do PCdoB visita casa onde foi fundado o Partido Comunista Chinês - Por BÁRBARA LUZ - "VALE A PENA LER DE NOVO!!!" - EDUARDO VASCONCELOS - PRESIDENTE DO PCdoB - NOVA CRUZ-RN


A delegação do PCdoB, que integra a comitiva do presidente Lula em viagem à China, aproveitou a agenda em Xangai na quinta-feira (13) para visitar a casa onde foi fundado o Partido Comunista Chinês (PCC).

Na ocasião, os deputados federais Daniel Almeida, Jandira Feghali e Renildo Calheiros tiveram a oportunidade de conhecer a história local e aprender mais sobre a fundação do partido que governa a China desde outubro de 1949.

É “socialismo com características chinesas”, escreveu o deputado federal Renildo Calheiros nas redes sociais.

Na mesma publicação, Renildo falou brevemente sobre segundo maior partido político do mundo (atrás apenas do Partido do Povo do Indiano – Bharatiya Janata Party – BJP, da Índia). “Nessa casa em Xangai, em julho de 1921, foi fundado o Partido Comunista Chinês. Nesse congresso Chen Dixiu, Professor da Universidade de Pequin, foi eleito como o primeiro secretário-geral do PCC. O Congresso tinha 12 delegados e o PCC tinha apenas 50 membros. O PCC tem atualmente 91,59 milhões de membros, é o segundo maior partido político do mundo.”, continuou.

“País mais populoso do planeta, com 1,4 bilhão de habitantes, sob o comando do PCC, 850 milhões de chineses deixaram a linha de pobreza, o maior processo de ascensão social da história da humanidade. 653 milhões – o triplo da população do Brasil – emigraram para as cidades, o país tornou-se a segunda economia do Planeta e é fortíssima candidata à maior potência do mundo”, finalizou.

O deputado Daniel Almeida, que também é presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-China, disse que a construção da sede que do PCC “é baseada em uma discussão democrática e aberta sobre a política em busca da manutenção das políticas acordadas.”

A comitiva que acompanha o presidente Lula na China conta com cerca de 73 integrantes do governo, entre governadores, ministros, congressistas e líderes sindicais.


Fonte: https://pcdob.org.br

Adaptado em 17/04/2023

Governo Lula entregará proposta de arcabouço fiscal nesta terça-feira - por Iram Alfaia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregará nesta terça-feira (18) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arhur Lira (PP-AL), a proposta de arcabouço fiscal que vai substituir o teto de gastos.  

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que ficará condicionado à aprovação da nova regra fiscal, foi entregue na sexta-feira (14).

O líder do governo na Câmara, José Guimarães, diz que como a LDO foi entregue na sexta, quando Lula e Haddad estavam em agenda no exterior, adiou-se a entrega do projeto desta segunda-feira (17) para amanhã.

“A comitiva chegou de madrugada e ainda tem a agenda com o ministro da Rússia [Sergei Lavrov, Relações Exteriores]. Então não tem problema nenhum deixar o texto principal ser entregue amanhã”, disse o líder em entrevista à GloboNews.

Leia mais: Qual é a diferença entre arcabouço fiscal e teto de gastos?

José Guimarães diz que há um clima político para votar a matéria em no máximo 20 dias. “O novo arcabouço fiscal trará avanços importantes ao país. Um texto muito bem debatido por todos nós”, afirmou.

Sobre a votação, o líder prevê que a matéria será aprovada com tranquilidade. “Nós aprovamos a PEC da transição em dezembro com boa margem. É certo que o Congresso era outro, mas os líderes eram os mesmos. De lá para cá, os partidos dialogam conosco para formar uma boa base para aprovar matérias importantes ao país”, assegurou.

Juros

Apesar de toda essa movimentação para equilibrar as contas e abrir caminho para os investimentos, o líder criticou a política de juros do Banco Central que está na direção contrária das medidas que estão sendo tomadas.

“O país está numa encruzilhada histórica, de um lado todo o país lutando pelo crescimento econômico e de outro o Banco Central com essa taxa de juros abusiva. Precisa mudar urgente!”, cobrou.

De acordo com ele, não há cenário e nem riscos para uma taxa de juros tão alta. “O governo faz um esforço para aprovar a nova regra fiscal, melhorando o cenário econômico. O BC tem que abaixar os juros abusivos. Precisamos garantir previsibilidade, credibilidade e estabilidade”, disse.

Fim do teto

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que já enviou a proposta da nova regra fiscal para a Casa Civil com os ajustes necessários.

“Acabei de assinar e já encaminhamos para a Casa Civil o arcabouço. Diante do fato inusitado de termos entregado a LDO com um teto de gastos inexequível (…) O teto já praticamente não existe mais. Por isso, fizemos alguns ajustes jurídicos”, afirmou.

“Hoje, temos um teto de gastos que, se continuasse, não permitiria que pudéssemos cumprir despesas”, disse Tebet, para quem a nova regra traz realismo orçamentário e transparência. “Foi uma determinação da equipe econômica que a LDO tenha esse realismo e transparência”, afirmou.

Fonte: Portal VERMELHO