ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

sábado, 8 de outubro de 2022

TCU irá auditar no mínimo 4.161 urnas eletrônicas do 1º turno das Eleições 2022

Resultado da auditoria deve constar nos próximos relatórios divulgados pela Corte de Contas

Ontem sexta-feira (7), o secretário-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Frederico Carvalho Dias, entregou ao secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Levi Mello, ofício requisitando acesso aos Boletins de Urna (BUs) de uma amostra de 4.577 seções eleitorais que foram sorteadas aleatoriamente pelo órgão para serem submetidas à auditoria. A avaliação vai comparar os BUs recolhidos com a totalização referente ao primeiro turno das Eleições 2022 divulgada pela Corte Eleitoral. 

Foram requisitados BUs de aproximadamente 2,3 mil municípios. Isso significa que cerca de 40% dos municípios com eleição, no Brasil e no exterior, terão pelo menos uma urna auditada pelo TCU. Das 4.577 seções sorteadas, cerca de 970 estão localizadas em capitais e dez no exterior. A meta mínima de conferência é de 4.161 BUs. 

A amostra requisitada tem grau estatístico de confiabilidade de 99% e margem de erro de 2%, além de considerar a variância de 50%. Os parâmetros foram estabelecidos pela equipe de auditoria do TCU considerando critérios de risco. Vale destacar que cada uma das 472.075 seções eleitorais que funcionaram no primeiro turno do pleito tinham a mesma probabilidade de ser selecionadas.

O resultado desta fase da auditoria constará dos próximos dois relatórios a serem produzidos pelo TCU sobre o sistema eletrônico de votação. A previsão é de que sejam divulgados nos meses de novembro e início de fevereiro, respectivamente.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - TSE recebe relatório do TCU referente as auditorias das urnas - 07.10.2022

O secretário-geral da Corte de Contas explicou a importância dessa averiguação para a sociedade brasileira. “O TCU vem realizando essa auditoria em várias etapas, para avaliar o sistema eleitoral como um todo. É interessante observar que, por ser um órgão técnico, que baseia suas auditorias em padrões internacionais, o Tribunal [de Contas] tem todo o respaldo para poder opinar nos procedimentos que vêm sendo adotados sobre o assunto”, disse.

José Levi Mello destacou que a Justiça Eleitoral é transparente e absolutamente aberta. “Aqui, só há uma coisa sigilosa: o voto. O TCU tem uma expertise em diversas áreas que pode e traz uma série de contribuições para todas as projeções da administração pública brasileira. Nesse sentido, não hesito em dizer que é uma satisfação enorme contar com o acompanhamento do Tribunal [de Contas], que é sério, construtivo, sempre presente e que fortifica o trabalho da Justiça Eleitoral”, afirmou o secretário-geral da Presidência do TSE.

Auditoria do TCU 

Com o objetivo de garantir a confiabilidade das informações repassadas pelas instituições públicas à sociedade, o TCU iniciou, em 2021, auditoria na sistemática da votação eletrônica brasileira. A relatoria está a cargo do ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do TCU, e o prazo estimado para a conclusão é março de 2023.

Dividida em seis etapas, a auditoria vem, desde o ano passado, acompanhando concomitantemente a implementação das oportunidades de melhoria apontadas pelo TCU no processo eleitoral para a realização das Eleições de 2022. A sexta e última etapa consiste na consolidação das etapas anteriores e no monitoramento constante da implantação das melhorias recomendadas pelo TCU.

No primeiro turno das Eleições 2022, dia 2 de outubro, o ministro Bruno Dantas esteve na Escola Canadense, em Brasília, para verificar o andamento do projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das urnas eletrônicas, acompanhado do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e outras autoridades. Dantas também acompanhou, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Teste de Integridade convencional, feito há 20 anos pela Justiça Eleitoral para atestar a confiança nas urnas eletrônicas.

Depois, na sede do TCU, o presidente em exercício da Corte de Contas acompanhou a análise dos BUs feita pela primeira vez em uma eleição por auditores de controle externo. Uma equipe foi escalada para consolidar as informações de 540 BUs enviados por auditores dos 26 estados e do Distrito Federal. Os documentos foram coletados de forma aleatória para verificação.

Fiscalização do pleito

Na reunião de hoje, o secretário-geral da Presidência do TSE ressaltou ainda que outras entidades podem atuar como fiscais do pleito, a começar pelos partidos políticos, que, segundo ele, são “uma correia de transmissão entre sociedade e poder público”, incluindo também outras instituições como a Polícia Federal, as Forças Armadas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e todo o leque de entidades fiscalizadoras.

“O TSE está reiteradamente aberto a receber as equipes dessas entidades fiscalizadoras para demonstrar aquilo que é evidente, que é o absoluto compromisso com o processo eleitoral e com a democracia do nosso país”, completou Levi Mello. 

JL, TP/LC, DM

Leia mais:

02.10.2022 - Na CLDF, Moraes diz que Teste de Integridade reforça confiança nas urnas eletrônicas

01.10.2022 - TSE realiza evento verificador do sistema de totalização das Eleições 2022

15.07.2022 - Eleições 2022: conheça as entidades que podem fiscalizar e auditar o processo eleitoral

13.07.2022 - Auditoria do TCU conclui que não há riscos relevantes à realização das Eleições 2022 

Fonte: https://www.tse.jus.br

Governadora do Ceará diz que Bolsonaro é preconceituoso e não conhece o Brasil - por Iram Alfaia

(Foto: Reprodução do Twitter)

A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), disse que Bolsonaro não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas após culpar o analfabetismo por sua derrota acachapante no Nordeste. No primeiro turno, Lula teve na região mais de 21 milhões de votos, enquanto Bolsonaro obteve 8,7 milhões, uma diferença de quase 13 milhões de votos.

“O presidente, que deveria cuidar de todos os brasileiros, destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino”, diz Izolda Cela.

“O presidente dá provas evidentes do que já se sabe: ele não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas. Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele não sabe disso porque o governo federal não dialoga com estados nem com municípios”, disse a governadora.

Leia mais: Ódio de Bolsonaro ao povo nordestino continua causando indignação

De acordo com ela, o Ceará criou há mais de 15 anos o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que vem sendo uma referência para estados e municípios em todo o Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que atualmente das 100 escolas com melhores desempenhos no país, nos anos iniciais do ensino fundamental, 87 estão no Ceará.

“O presidente, que deveria cuidar de todos os brasileiros, destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino, sem o mínimo conhecimento. Uma pena! Inaceitável!”, criticou.

Fonte: https://pcdob.org.br

TSE manda suspender mais uma fake news disparada pelos bolsonaristas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu na noite de ontem sexta-feira (7) mais uma fake news disparada pelos bolsonoristas neste segundo turno. Trata-se de uma entrevista veiculada na emissora Jovem Pan pela qual a senadora Mara Gabrilli acusava o ex-presidente Lula de participação na morte do prefeito Celso.

A decisão liminar foi em uma representação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança da chapa Lula e Alckmin. A ministra Maria Claudia Bucchianeri decidiu que o mesmo entendimento sobre o caso foi reiterado pelo plenário da corte,  em temática correlata à ora discutida nesta representação.

“No julgamento da Rp no 0600557-60/DF, red. p/ acórdão Ministro Ricardo Lewandowski, em que fiquei vencida isoladamente. Em atenção ao princípio da colegialidade, curvei-me à referida orientação plenária e deferi o pedido de medida liminar formulado nos autos da Rp nº 0601307-62/DF, o que fiz para suspender o compartilhamento da mesma entrevista concedida por Mara Gabrilli”, diz a ministra no seu parecer.

Leia mais: Campanha de Lula discute como ser mais cirúrgica no enfrentamento às fake news

A representação aponta os perfis em redes sociais das seguintes personalidades e meios de comunicação como disseminadores da desinformação: José Rodrigues da Silva; Brasil Paralelo; Filipe Garcia Martins Pereira; Rádio Panamericana; Otávio Oscar Fakhoury; Pedro Arthur de Souza Lima; Danilo Mascarenhas de Balas; Rubens Alberto Gatti Nunes; Augusto Zacarias Correa Leite; Kim George Borja Paim.

A entrevista deve ser retirada do Twitter, Youtube, Facebook e Tik Tok. Além da retirada do conteúdo, a ministra Maria Claudia Bucchianeri determinou multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de “reiteração de postagens com conteúdo idêntico”.

Fonte: vermelho.org.br