ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Teori avança no inquérito sobre Cunha no STF

Ministro Teori Zavascki passou o carnaval debruçado sobre o inquérito que investiga o presidente da Câmara por suposto recebimento de propina de US$ 5 milhões para permitir a contratação de navios-sonda pela Petrobras; segundo o colunista Ilimar Franco, o relator da Lava Jato no STF deve liberar seu voto até o fim do mês.
O ministro Teori Zavascki passou o carnaval debruçado sobre o inquérito que investiga o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), por suposto recebimento de propina de US$ 5 milhões para permitir a contratação de navios-sonda pela Petrobras.
Segundo o colunista Ilimar Franco, o relator da Lava Jato no STF deve liberar seu voto até o fim do mês. Depois, cabe ao presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, pautá-lo.
Caso o Supremo aceite a denúncia contra Cunha, ele se torna réu, o que aumenta a pressão política pelo seu afastamento do cargo, pedido pelo procurador- geral da República, Rodrigo Janot.
De acordo com Ilimar, no entanto, nos bastidores, pelo menos quatro ministros do STF apontam dificuldades para aceitar o afastamento antes de uma eventual condenação de Cunha. Um desses ministros reclama da conduta de Janot. Diz que ele jogou uma pressão em cima do STF sem ter debatido anteriormente a situação inédita com ministros (leia aqui).
Fonte: Revista Fórum


Base Nacional Comum Curricular deve ter a cara do Brasil, diz dirigente da CTB

Após criar uma comissão especial com 116 integrantes, de 35 universidades, o Ministério da Educação (MEC) divulgou em setembro passado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e agora anuncia a plataforma basenacionalcomum.mec.gov.br para as pessoas enviarem suas contribuições ao texto preliminar.
A consulta pública do MEC possibilita às pessoas efetuarem cadastro e criarem login para enviarem suas sugestões. Saiba como enviar sua contribuição aqui. Participe enviando sugestões até o dia 15 de março.
Marilene Betros, dirigente da CTB, entende ser muito importante a criação dessa base nacional, mas critica a forma como foram encaminhadas as discussões. “A CTB acredita que a base é muito importante, mas não aceita a criação do texto por uma comissão especial, distante do movimento dos educadores”, reclama.
Ela acha interessante a divulgação do site para a participação dos interessados. Mas rebate a criação de parâmetros curriculares nacionais por um grupo pequeno “sem a ampla participação de estudantes, trabalhadores da educação e da sociedade civil organizada”.
A professora Ailma Maria de Oliveira, presidenta da CTB-GO acredita ser "fundamental conclamar a participação da sociedade no que interessa à formação dos estudantes e melhorias estruturais e pedagógicas para a formulação de um sistema nacional de educação capaz de fomentar uma educação pública de qualidade".
Para ela, o canal aberto para a participação popular na formulação da BNCC "precisa ser melhor divulgado".
A presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, Camila Lanes, defende uma base curricular que “transforme a educação e dessa forma acabe com a grande evasão escolar, que “infelizmente cresce a cada ano no país”.
Para ela, a educação precisa “ser mais humana, ter formação crítica dos estudantes. Não apenas uma formação para o mercado de trabalho ou para o vestibular”.
Além da discussão pública pelo site criado pelo MEC, a base será debatida em todas as unidades da federação. Após os debates, o texto final será enviado para apreciação do Conselho Nacional de Educação.
“Nós vivemos num país continental, por isso, precisamos discutir com muita serenidade”, diz Marilene. Para ela, “é muito importante a criação de uma base que respeite a diversidade nacional”.
Leia Mais
Ela defende ainda que a discussão sobre a base chegue a todos os rincões do país, respeitando as culturas locais. “A base curricular precisa respeitar as diferenciações de um país gigantesco como o nosso e não padronizar o ensino, sem o devido conhecimento de cada realidade particular”.
Ailma também concorda com Marilene e diz que "o Brasil é muito grande, muito diverso, e essa diversidade deve constar dos currículos".
“Os meninos do Nordeste, as populações ribeirinhas do Amazonas ou do interior do Maranhão não devem receber uma cultura que não tem nada a ver com a sua própria”, reforça.
Para ela, a nova base da educação infantil, fundamental e ensino médio ser formulada com a participação de toda a sociedade. “A CTB quer uma otimização objetiva dos debates, onde todos os setores sociais estejam representados e a BNCC efetivamente represente a cara do Brasil”.
Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB