
Trabalhadores em luta contra a reforma da Previdência de Bolsonaro
Em várias cidades do Brasil, manifestações, panfletagens, atos e assembleias estão sendo realizadas desde as primeiras horas desta sexta-feira (22), no dia nacional de Luta em defesa da Previdência Pública. As centrais sindicais e as Frentes de entidades do movimento social organizam atos de resistência contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional como PEC 6/2019.
Aula publica contra Reforma da Previdência hoje em Ijui-RSAula publica contra Reforma da Previdência hoje em Ijui-RS resistência dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil contra o pacote de propostas que altera as regras para aposentadorias da população, sem combater privilégios e que favorece apenas o sistema financeiro. Segundo os dirigentes sindicais, a proposta de reforma põe fim ao direito à aposentadoria.
Em São Paulo, os protestos foram organizados com panfletagem e assembleias nas portas das fábricas
no ABC Paulista. Há relatos de paralisação de linhas de ônibus em todas as regiões desde a manhã. Funcionários das linhas do Metrô e da CPTM, trabalham vestidos com coletes contra a Previdência e a privatização.
Em Campinas (foto acima), os movimentos sociais e sindicais também organizaram o dia de protestos. Representantes de diferentes categorias, como dos papeleiros, dos policiais civis, de professores de escolas municipais e de professores de escolas estaduais participaram da manifestação na manhã desta sexta-feira (22), em Mogi das Cruzes.
Para o fim do dia, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, preparam um protesto com concentração na frente do Masp, na Avenida Paulista. O ato começa às 17 horas na capital paulista.
Em Ijuí-RS, foi realizada uma aula pública para explicar como a Reforma da Previdência proposta penaliza os trabalhadores
Porto Alegre (RS), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE) realizam grandes atos contra a reforma da Previdência.
Em Patos, na Paraíba (foto acima), diversas entidades, juventude, mulheres, servidores públicos, trabalhadores do campo e da cidade, compareceram ao chamamento para a luta", destacou o presidente a CTB-PB, José Gonçalves.
Juiz de Fora
A manifestação contra a proposta de Reforma da Previdência, em Fortaleza (foto abaixo), foi protagonizada por mulheres. Segundo a imprensa local, dentre os participantes participaram professores, integrantes de movimentos sociais e centrais sindicais, líderes políticos, trabalhadores da construção civil e estudantes.
Professores da rede pública também participaram da paralisação em Campo Grande (MS). Mais de 5 mil pessoas participaram da caminhada por ruas do Centro e concentração em praça. A organização anunciou que 287 escolas foram fechadas no estado por causa da manifestação.
Paraná
Em Brasília estão previstos debates, seminários e paralisações, além do ato agendado para as 17 horas, na Praça Zumbi dos Palmares, no Setor de Diversões Sul.
Levantamento realizado pela CTB nacional aponta que serão realizados atos em cerca de 130 cidades brasileiras, entre elas, todas as capitais dos estados, além do Distrito Federal ainda nesta sexta (22).
Segundo as centrais, a mobilização de hoje é um "esquenta" para uma greve geral que está sendo convocada como tentativa de frear os retrocessos do governo Bolsonaro.
Confira abaixo cidades que terão ainda hoje manifestações:
SÃO PAULO
16h — Largo do Rosário — Campinas
16h — Casa da Cultura — Araras
17h — MASP, na Avenida Paulista — São Paulo
RIO DE JANEIRO
16h — Candelária — Rio de Janeiro
MINAS GERAIS
16h — Praça do Automóvel Clube — Montes Claros
18h — Praça Sete — Belo Horizonte
RIO GRANDE DO NORTE
14h — em frente ao INSS — Natal
PERNAMBUCO
15h — na Praça do Derby — Recife
SANTA CATARINA
17h — Ticen (Terminal de Integração do Centro) — Florianópolis
RIO GRANDE DO SUL
18h — Esquina Democrática — Porto Alegre
DISTRITO FEDERAL
17h — Praça Zumbi dos Palmares — Brasília
ALAGOAS
15h — Praça Centenário — Maceió
AMAZONAS
15h — Praça da Polícia — Manaus
MATO GROSSO
16h — Praça Ipiranga — Cuiabá
PARAÍBA
15h — Parque Solon de Lucena — João Pessoa
RONDÔNIA
17h — Praça do Baú — Porto Velho
RORAIMA
16h — Assembleia Legislativa — Boa Vista
Do Portal Vermelho