ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Eleições 2016: Só uma cidade tem paridade de gênero nas eleições 2016

Marcha das Margaridas
A Marcha das Margaridas de 2015: a subrepresentação feminina afeta os direitos sociais das mulheres

Por Tiago Mali
Mulheres representam parcela pequena das candidaturas e chegam a receber porção ainda menor dos recursos. Descubra qual é a situação na sua cidade
Há apenas uma cidade do Brasil onde a participação das mulheres em candidaturasnestas eleições é equivalente à participação feminina no eleitorado. Baixio, no Ceará, onde metade dos candidatos são do sexo feminino e metade do sexo masculino. Levantamento de CartaCapital com base em dados do TSE mostra que, em todos os outros 5.567 municípios que realizam eleições neste ano, o número de mulheres é inferior ao de homens nas disputas. Em 4.172 cidades (75% das que têm eleição), as candidatas sequer chegam a um terço dos políticos na disputa.
Levando em conta todas as cidades do País, o percentual de candidaturas femininas em 2016 teve uma alta discreta em relação ao das últimas eleições: em 2012 as mulheres representavam 31,5% dos políticos na disputa; em 2016, 31,7%. Entre os estados, o mais desigual é Pernambuco, onde 31,1% dos candidatos são mulheres. O menos desigual é o Amapá, onde a situação não é muito melhor: são 33,3% as mulheres na disputa.
Os números indicam que os partidos estão fazendo o mínimo para cumprir lei 12.034 de 2009, segundo a qual todas as legendas são obrigadas a ter ao menos 30% das candidaturas destinadas a um dos sexos.
Isso fica ainda mais claro se levarmos em conta apenas o cargo de prefeito. Como a lei aplica-se apenas às vagas para câmaras legislativas, as candidaturas à prefeitura têm uma representação feminina ainda menor: apenas 12,6% dos candidatos disputando a chefia do executivo municipal são mulheres.
O mapa da subrepresentação feminina
Consulte na caixa de busca e no mapa abaixo quão subrepresentadas estão as mulheres entre os candidatos da sua cidade.
Fonte: Carta Capital