ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

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CAMPANHA MOVIMENTO 65

sábado, 11 de junho de 2016

INTERNET NA CAMPANHA ELEITORAL 2016

Toda eleição num certo momento exponho um texto para ajudar na pratica legal da divulgação de imagem, atividade necessária para o êxito da candidatura.
Por conta das mudanças abordo aspectos de pré-campanha, e oportunamente abordaremos a campanha oficial.
A Reforma Política nos colocou diante de uma nova realidade, por conta das alterações no Código Eleitoral, na Lei das Eleições (Lei 9.504/97) e na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95).
A forma de divulgação de imagem terá de seguir novas formas e com cautela.
O que temos pela frente é uma campanha que deverá cativar a atenção do eleitor por meios muito mais ágeis e baratos: postura séria e uso da internet.
Temos que mudar o foco. A propaganda eleitoral começa só em 16 de agosto/2016, e somente a partir de então poderemos pedir votos, utilizar números de campanha, fazer materiais gráficos (santinhos, adesivos, etc).
Mas desde já a internet é um campo vasto para iniciar o processo de cativar a atenção do eleitor.
Desde que não haja pedido de voto, nem menção à número de candidatura, é possível utilizar Youtube, Facebook, Whatssap, Linkedin, Twitter, enfim, redes sociais, para criar oportunidades de alcançar pessoas e mostrar posicionamento político-econômico-social.
Assim, é permitido, em redes sociais, e de forma gratuita, manifestar o pensamento político, opinar sobre questões relevantes da política de seu Município, Estado ou País, afirmar que pretende ser candidato (não confundir manifestação de pretensa candidatura com afirmação de que é candidato, e nunca pedir voto).
É permitido criar um blog e através dele escrever artigos, miniartigos, opiniões, e postar os links no Facebook.

É permitido criar um canal no Youtube, gravar selfies (mini-vídeos) manifestando-se sobre questões relevantes de política, economia, saúde, educação, mostrando as bandeiras que defende em prol da população, projetos, ideias, críticas respeitosas e construtivas, carregando-os no Youtube e depois postando links no Facebook.
Faça de seu Facebook um local de convergência de suas ações; participe de reuniões comunitárias e partidárias e mantenha sua página atualizada; opine, manifeste por meio de textos e mini-vídeos suas opiniões; mostre as bandeiras nas quais trabalha ou que quer vir a trabalhar (saúde, educação, emprego, segurança, etc) e elabore uma postura em torno disso.
Comecemos desde já, e com isso pode-se alcançar um grande número de pessoas gratuitamente e de forma rápida, tornando-nos um pré-candidato conhecido e respeitado pelos seguidores.
Vale frisar: pré-campanha não autoriza que se faça um banner com a afirmação “SOU PRÉ-CANDIDATO” e publique nas redes sociais ou em seu Blog.
Pré-candidatura é manifestação de ideias, projetos, opiniões mediante textos, entrevistas e até vídeo-selfies, mas de forma cuidadosa.
Exemplificando: faça um texto ou grave um vídeo-selfie opinando sobre questões relevantes, ou apresentando ideias, e no final utilize “pretendo ser candidato”.

VALE SEGUIRMOS A SEGUINTES DICAS:

O mote na pré-campanha é:

“PRETENDO SER CANDIDATO”

– Nunca diga que é candidato. Diga que é pré-candidato, ou pretendo ser candidato;
– Utilize linguagem apropriada, mas diversificada diante dos grupos a que se dirige as palavras, use termos que os identifiquem, sem excessos.
– Independente da forma que se dirigir ou ao grupo que se estiver dando a sua mensagem mantenha sua identidade.
– Para falar para toda sociedade além de procurar demonstrar sua identidade na forma de falar, não abuse de gírias e forma de linguagens isso pode dar margem a má interpretação (piadas de mau gosto, ditados populares, e impressões e julgamentos pessoais).
– Tenha um humor sutil e refinado.
– Siga a receita dos comunicadores que falam ao povo sem abusos, no entanto.
– Não crie banners de pré-candidatura para postagem na internet;
– Não peça votos;
– Em manifestações na internet, não faça menção a futuro número de campanha, nem número do partido;
– Não faça, nem distribua materiais gráficos de qualquer natureza;
-Prepare o textos antes, poucas linhas; nunca improvise, somente se estiver muito seguro, treine antes e grave um vídeo que passe sua mensagem de forma clara e rápida; grave vídeos curtos, mas que mostrem seu posicionamento e as bandeiras que defende.
– Sugestão de temas:
*corrupção, problemas sociais, formas de enfrentá-los, ideias para solução de problemas específicos de sua cidade. No final pode dizer “pretendo ser candidato”.
– Poste em seu Facebook e em seus grupos de WhatsApp fotos de reuniões comunitárias e partidárias das quais participa, com um texto curto identificando de que se trata, mostrando sua atuação ativa junto à sociedade e junto à vida partidária. No final do texto, pode dizer “pretendo ser candidato”.
– Escreva mini-artigos, pequenos textos que demonstrem seu posicionamento, eventuais ideias para problemas pontuais que vão de encontro ao interesse das pessoas; repetindo, no final do texto, pode dizer “pretendo ser candidato”.
– Se criar um Blog, e postar artigos, comentários, publique o link no seu Facebook;
– No Facebook, adote uma conduta única; de nada adianta postar trabalho comunitário, participação em reuniões, posicionamento político, e depois postar um vídeo ou banner de mau gosto; mantenha uma conduta linear, tenha uma postura séria, cuide bem de sua imagem.
– Cuidado com o excesso de postagens num só dia, as pessoas podem se cansar; utilize poucas fotos e textos curtos; não bombardeie as pessoas com excesso de informações;
– Não repasse correntes; não crie polêmicas desnecessárias com posicionamentos radicais sobre temas que ferem a liberdade individual das pessoas, como religião, orientação sexual, etc;
– Analise a viabilidade de transformar seu perfil de Facebook em página, pois os mecanismos de controle estatístico podem ser uma boa ferramenta para medir o resultado de seu marketing pessoal;
– Quer saber de que assunto pode falar? Que bandeiras defender? Informe-se.
– Interesse-se. Leia jornais diariamente. Os jornais estão na palma de sua mão, na tela do seu celular, gratuitamente, basta baixar aplicativos e os terá 24 horas à sua disposição.
– Leia, saiba o que está acontecendo, entenda as situações políticas, acompanhe os índices econômicos e sociais do país e de seu município, e com isso, rapidamente estará apto a falar e escrever sobre estes temas de forma coerente.
– Sempre consulte as fontes. Não fale de coisas que não tenha certeza.
– Não repasse informações exageradas, tendenciosas e que podem estar publicadas em sites não confiáveis.
– Não apresente índices sem consulta às fontes confiáveis.
Em que pese a lamentável imagem que emana da opinião publica a respeito do meio politico, orgulhe-se de estar na política.
Hoje somos bombardeados negativamente com muita intensidade, pois mídia negativa vende muito.
Não podemos nos influenciar pelos escândalos.
Temos que mostrar que existe muito mais bem do que mal acontecendo.
Aoadotarmosuma atitude íntegra, séria de que estamos realmente dispostos a se candidatar para fazer diferente, para criar uma sociedade mais justa e equilibrada, expomos para as pessoas que essa é nossa forma de viver ede trabalhar.
Temos que conscientizar a sociedade que é por meio da política que uma cidade se organiza, cresce, oferece infraestrutura à população como postes de luz, distribuição de água, coleta de lixo, escolas, etc.
Essas ações são postas em pratica através das ações dos agentes políticos, que somos nós, pessoa que se apresentam na linha de frente para representar a sociedade.
Então, mostramos com orgulho que somos parte do exercício da pratica politica eque podemos mudar realidade da sociedade através de um cargo eletivo.
E convençamos os eleitores de fazerem parte através do direito ao voto.
Vamos aproveitar as permissões legais para mostrar que somos pessoas de bem, mostrar dignidade, preocupação com o bem comum, disposição para por em prática ações que realmente tornem nossa cidade um lugar melhor para se viver.
Boa Sorte
Marcelo Henrique Nascimento
Advogado