ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

TSE adotará aplicativo móvel para eleitor auditar resultado das Eleições 2016


Os eleitores poderão auditar o resultado do pleito municipal de 2016 por meio do Código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. A ferramenta permitirá que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.
O BU já é disponibilizado na internet após o resultado da eleição, o que permite a qualquer pessoa conferir se a informação fornecida pela seção eleitoral é a mesma consolidada na totalização do resultado pelo TSE. Mas, a partir das Eleições Municipais de 2016, com o recurso do Código QR, o eleitor poderá usar seu smartphone ou tablet para fazer a leitura do código que estará estampado no relatório disponível nas seções eleitorais.
O desenvolvimento do aplicativo foi autorizado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, e não terá qualquer custo para a Justiça Eleitoral, já que o uso do Código QR é livre de qualquer licença. A ferramenta será disponibilizada para os sistemas operacionais iOS e Android.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a utilização do Código QR permitirá que o eleitor faça sua própria auditoria após o encerramento da votação e a impressão do Boletim de Urna. Ele explica que o aplicativo vai gravar as informações e a checagem se tornará mais rápida e precisa. “A Justiça Eleitoral tem o compromisso junto aos cidadãos de promover um processo cada vez mais seguro e transparente. Segurança e transparência são nossos dois pilares básicos e o compromisso da Justiça Eleitoral é investir cada vez nesse binômio”, disse.
O coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Melo Cruz, lembra que o Código QR foi utilizado internamente pela Justiça Eleitoral em 2014, no processo de carregamento de informações na urna eletrônica. Por isso, sua inclusão no Boletim de Urna foi uma consequência natural do processo de aperfeiçoamento tecnológico. “A Justiça Eleitoral não dá saltos, ela vai seguindo num processo constante de evolução, buscando cada vez mais transparência e segurança, com todo o respaldo técnico das nossas equipes”, afirmou.
A inclusão do Código QR nos Boletins de Urna foi aprovada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Ecossistema da Urna Eletrônica. O coordenador do GT, Rodrigo Coimbra, ressalta a importância da utilização da nova tecnologia: “O cidadão vai ganhar um mecanismo simples e rápido de verificação do Boletim de Urna e vai poder comparar, com muito mais segurança e tranquilidade, se o resultado de uma seção corresponde àquele que foi recebido pelo TSE.”
Aplicativos da Justiça Eleitoral

O Código QR dos Boletins de Urna é o mais novo dentre os vários aplicativos já oferecidos pela Justiça Eleitoral. Atualmente, é possível baixar, na época das eleições, aplicativos que permitem consultar informações sobre candidatos, pesquisar locais de votação e pontos de entrega da justificativa eleitoral, além de acompanhar, em tempo real, a apuração dos votos.

Fonte: TSE

Eleitor pode conferir se está regular com a Justiça Eleitoral pela internet

O portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet oferece diversos serviços e informações ao cidadão, disponíveis na aba Eleitor, localizada na barra superior do site. Na seção Serviços, o eleitor pode conferir sua situação eleitoral (se está regular ou com pendências na Justiça Eleitoral), retirar diversas certidões como de quitação eleitoral, além de buscar o endereço do local onde vota (zona eleitoral), entre outras opções.

No link Situação eleitoral, o cidadão pode verificar se tem alguma pendência (multa, cancelamento de título, etc) com a Justiça Eleitoral. A pesquisa pode ser feita mediante Consulta por nome ou Consulta por título.

A emissão ou validação das certidões pela internet, exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação. Os dados informados devem coincidir inteiramente com os constantes do cadastro eleitoral. Se forem diferentes, a certidão não será emitida. Se o cidadão não dispuser dos dados necessários para efetivar a emissão ou validação, deve procurar um cartório eleitoral para obtê-los.

Em  Título e local de votação, a pesquisa do local onde se vota pode ser feita por meio da  Consulta por nome ou Consulta por título. Por meio da opção Consulta por nome é possível obter, antes, o número do título. O eleitor pode ainda instalar um aplicativo, conforme a tecnologia do seu aparelho (iOS ou Android), para localizar os dados de sua seção eleitoral.
Já o link Zonas eleitorais – cartórios explica o que é uma zona eleitoral, sua composição, e permite localizar o endereço de cada uma.

Além das opções citadas, a seção Serviços da aba Eleitor oferece os seguintes links aos eleitores:  Disque-EleitorMesárioJustificativa eleitoralMesárioMonitoramento de sistemasPré-atendimento eleitoral,Processo Eleitoral no BrasilRestituição de multasVoto em trânsito.

EM,FP/JP
Fonte: TSE

Carta aberta à elite golpista – Por Laís Gouveia

Olá setores golpistas! Faço, novamente, uso das redes sociais para divulgar a todos mais uma carta aberta. Na anterior, escrevi sobre o caos que o Aécio Neves provocou em Minas Gerais e espero ter contribuído um pouquinho para a sua derrota.
Pois bem, desde que Dilma foi reeleita, vocês estão fazendo um verdadeiro inferno neste país e usam como instrumento a grande mídia para alienar milhares de brasileiros. Pior: reproduzem um discurso de ódio e intolerância.
Eu votei sim na Dilma e não me arrependo disso, e não! Não sou uma irresponsável ignorante, como vocês gostam de esbravejar por ai. Está tudo caminhando bem? Não, estamos passando por uma crise econômica, fruto de uma crise mundial que afeta milhares de trabalhadores em todo o mundo.
O certo é agir para que o governo saia dessa crise sem penalizar o povo, e criticando, sim, a política econômica do Levy. Agora, a pior crise é a política, que se mantém desde que Dilma foi eleita, tentando fazer que seja impossível estabelecer um clima de governabilidade neste país.
Essa culpa, é exclusivamente sua, elite!Que possui como maior representante, um garoto mimado, que até hoje não aprendeu a perder e fica com esse papinho de impeachment. E um outro, filhote do PC Farias que, mesmo com 4 contas ilegais na Suíça, mantém-se como o principal representante da “moral” e “dignidade” da direita, agindo como o imperador do Congresso!

O papel lúcido de qualquer cidadão responsável é fazer uma crítica baseada na legalidade democrática estabelecida no país. De todos, o maior desrespeito é vocês ignorarem 54 milhões de brasileiros que votaram em Dilma e agora, baseados nas famigeradas pedaladas ficais, algo que todos os ex-presidentes cometeram e nenhum foi submetido ao linchamento público que Dilma está sofrendo. Aliás, está aí um motivo para vocês espumarem de raiva: Não acharam absolutamente nada que comprometa a presidenta com esses casos de corrupção. Ao contrário, nunca se combateu tanto a corrupção como agora, sob seu governo.
Vocês da nossa “cheirosa” elite, estão inconformados com um sério “problema”: É empregada doméstica que estuda para ser advogada, que divide o mesmo voo com vocês. São os filhos das domésticas estudando nas mesmas salas de aula com seus filhos criados a leite e danoninho. Sim! Nós, o povo, sabemos que vocês não querem perder o padrão “exclusivo personalité”. Que peninha de vocês! Quem manda em nossos destinos agora somos nós, o povo! Aos poucos, estamos acabando com os laços escravistas do nosso país! E agora me vêm com essa história de “engajamento”, de bater panela e desfilar na Avenida Paulista ao lado de ex-coronéis da ditadura militar, muitos pedindo o regresso da mesma. Elite, até a estupidez e a falta de vergonha na cara tem limite!
Por último e não menos importante, eu gostaria de dizer uma coisa aos espíritos de porco que vêm usando a imagem da presidenta para coisas nojentas e sujas. A política está aí em debate. Se oferecem argumentos e propostas para transformar o país. Tenho muita pena daqueles que não conseguem expressar racionalmente a sua opinião e que contribuem para um mundo mais machista, ignorante e desprezível.
Existem vários problemas. Temos que disputar a saída da crise à esquerda, e esse recado vale também para os que botam a camisa vermelhinha e pedem impeachment. Os coerentes sairão às ruas em defesa do mandato da presidenta, contra o ajuste fiscal e em defesa da classe trabalhadora.
Estou com Dilma e estou cobrando mais avanços. Me desculpem, esse país já está calejado demais!

Vivemos muitos golpes e foi derramado muito sangue ao longo da história do Brasil. Viva a Frente Brasil Popular, Viva a Frente Brasil Sem Medo!
Fonte: UJS Nacional