ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

EL PAIS: BRASIL - Mais brasileiros se declaram negros e pardos e reduzem número de brancos

As mulheres negras lideraram a marcha de quinta-feira. / C. SIMON

Desde 2007 IBGE constata que população branca cai e hoje representa 45,5% do país

A população brasileira que se autodeclara negra ou parda está aumentando na última década. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, realizada pelo IBGE edivulgada nesta sexta-feira, 53% dos brasileiros se declararam pardos ou negros no ano passado, diante de 45,5% que se disseram brancos. Há dez anos, em 2004, 51,2% dos brasileiros se diziam brancos diante de 42% pardos e 5,9% negros (totalizando 47,9% de negros e pardos), apontando para a predominância da população brasileira que se autodeclarava branca. Foi em 2007 que os números viraram, quando 49,2% se disseram brancos, 42,5% pardos e 7,5% negros (totalizando 50% de negros e pardos). Desde então, o número de pessoas que se diz negro ou pardo só faz crescer.
Adriana Beringuy, técnica do IBGE, afirma que esse percentual não tem relação com o aumento da taxa de natalidade entre os negros e pardos. O fator mais determinante, segundo ela, é a autodeclaração. "Pode ser que também esteja aumentando a miscigenação entre as pessoas", diz. "Mas o que observamos mesmo é a predominância da autodeclaração".
Para Katia Regis, coordenadora da primeira licenciatura do Brasil de estudos africanos e afro-brasileiros, o crescimento da população que se autodeclara negra é o reflexo dos anos de luta do movimento negro e também do acesso à educação. "A população negra que tem mais acesso ao conhecimento efetivo da história africana e afro-brasileira passa a se ver mais positivamente como negra", diz. Conhecendo sua história, os negros assumem o orgulho da sua cor.
O curso criado por Katia e mais dois professores em maio deste ano na Universidade Federal do Maranhão tem como objetivo valorizar a diversidade. "Um currículo eurocêntrico não contribui para mostrar a diversidade brasileira, apenas para mostrar a desigualdade racial". O Maranhão é o Estado com a maior população negra do Brasil: 80%, segundo o IBGE. Em seguida, vem a Bahia, com 79,3%.
Apesar do orgulho crescente, os negros se dividem entre a satisfação com a própria cor e a realidade diferente para cada grupo étnico no Brasil. Essa é a parcela da população que mais sofre com a violência, salários menores e crimes racistas no país. Segundo o Mapa da Violência, divulgado na semana passada, o assassinato de mulheres brancas caiu 10% na última década (entre 2003 e 2013), enquanto o de mulheres negras subiu 54%. O mesmo acontece com os assassinatos por arma de fogo. Enquanto entre a população branca houve queda de 23%, a quantidade de vítimas negras cresceu 14% entre 2003 e 2012.
Também são os jogadores de futebol negros os que sofrem com racismo em campo, e são as mulheres negras que ganham até 75% menos que os homens brancos nos mesmos postos de trabalho. A dicotomia entre o orgulho e o preconceito de ser negro no Brasil fez com que mulheres negras encabeçassem a última marcha das mulheres contra o PL 5069, realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro nesta quinta. "Serão os nossos filhos que mais sofrerão com a redução da maioridade penal e seremos nós as que mais sofreremos se esse PL for aprovado", disse Maria das Neves, da Marcha das Mulheres Negras. "Nós acabamos com a escravidão, mas ainda não nos libertamos das correntes do racismo".
Fonte: El País

FUNDAÇÃO PALMARES TEM VASTA PROGRAMAÇÃO NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Palmares

Uma visita guiada à Serra da Barriga dá início ao Seminário “O Turismo Cultural Étnico sob a perspectiva da Economia da Cultura”, nesta quarta-feira (18). O evento é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares; o Governo do Estado de Alagoas e conta com o apoio do Ministério do Turismo.
O Seminário acontece durante todo dia, no auditório da secretaria de Educação de União dos Palmares. Parte de uma das metas do Plano Nacional de Cultura, o programa consiste no reconhecimento; na valorização; promoção e na difusão das artes e expressões culturais afro-brasileiras, urbana e de periferia; proteção das comunidades tradicionais quilombolas, de matriz africana e indígena; e o fomento para a economia da cultura e audiovisual. Um das metas será um estudo sobre possíveis intervenções junto ao Parque Nacional Serra da Barriga; ciar um Catálogo com Selo de Reconhecimento de Territórios como espaços de resistência e referência da cultura Afro-brasileira.
Capoeira Patrimônio Cultural e Imaterial brasileiro
Na quinta-feira (19), acontece o Encontro Preparatório para o Seminário Internacional da Capoeira; reunião e Posse do Grupo de Trabalho Ministerial da Capoeira. Com objetivo de deliberar sobre a elaboração do Plano de Ações para a Capoeira 2016/2019; organizar e realizar o Seminário Internacional da Capoeira, em 2016.
O GT é composto por representantes do sistema MinC; FCP; IPHAN; SE; SPC; SEFIC; SCDC e SEFAC; 15 integrantes de Conselhos Estaduais de Salvaguarda da Capoeira, (Amapá, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo); 01 integrante do CNPC; 01 integrante do Colegiado Setorial de Cultura Afro-brasileira; 03 integrantes indicados pelo IPHAN; 03 indicações do Gabinete do Ministro, além de 12 integrantes dos estados que não possuem Conselho Estadual de Salvaguarda, indicados pela FCP (Amazonas, Acre, Maranhão, Tocantins, Brasília, Sergipe, Rondônia, Pernambuco, Paraíba Goiás e São Paulo). O Seminário acontece durante todo dia, no auditório da secretaria de educação de União dos Palmares.
Juventude Negra e Cultura
A partir das 14h da quinta-feira (19), acontece a roda de conversa “Juventude e Cultura Afro-brasileira com forças de transformação”, tendo como expositores, Valdice Gomes, presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas (Conepir); Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional Brasil, especialista e militante do campo dos direitos humanos, justiça social e segurança pública, com ênfase nos temas raciais; Flávia Oliveira, colunista na Editoria Sociedade do jornal “O Globo” e comentarista do “Estúdio i”, telejornal da “GloboNews”; deputado federal Paulão (PT-AL), relator da CPI do extermínio da juventude negra e pobre; Jadna Santos Silva, presidenta da Associação de Moradores da Vila Emater II; Dudu de Morro Agudo, Rapper, produtor cultural e empreendedor e Flávio cantor Renegado. O evento acontece na Escola Estadual Princesa Isabel, Avenida Fernandes Lima, s/nº, CEPA Farol, Maceió (AL)
Homenagens ao líder e herói nacional Zumbi dos Palmares
A partir das 8h30 da sexta-feira (20), acontece no Parque Memorial da Serra da Barriga, a posse dos membros do Conselho Curador; coroação do Busto de Zumbi; reverência à ancestralidade de matriz africana; cortejo das Yabás e o lançamento da Campanha “Filhos do Brasil”, em defesa e garantia da liberdade religiosa e contra a intolerância, com a participação de artistas, personalidades públicas e lideranças de várias denominações religiosas, credos, ateus e agnósticos.
Seminário Afro-Internacional
Dando continuidade no sábado (21), acontece o Seminário Afro Internacional: O universo das palavras pretas, culturas e ancestralidade; casamento Quilombola em Santana do Mundaú; festa na Comunidade Quilombola em Poço do Sal, Pão de Açúcar; nos dias 27, 28 e 29, o Projeto Viva Zumbi dos Palmares e Mumbaça Cultural.
Mais de 40 atrações se apresentarão durante a programação, entre artistas e grupos, Maracatu Raízes da Tradição; Orquestra de Tambores; União de Mc’s, Flávio Renegado e Mart´nália.
Com informações da Ascom/FundaçãoPalmares