ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

domingo, 30 de agosto de 2020

Plataforma e projeto eleitoral para enfrentar a tragédia bolsonarista

 

A resolução aprovada em reunião virtual da Comissão Política Nacional (CPN) do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizada nesta sexta-feira (28) destaca o duplo fracasso do governo Bolsonaro – a tragédia decorrente da sua inação diante da pandemia e a crise econômica que atinge proporções desastrosas. Segundo o documento, essa situação configura um quadro de tragédia nacional.

De acordo com o documento, a nação estarrecida enxerga “um presidente da República que se move unicamente pela ambição de se reeleger em 2022, visando a concretizar seu projeto de poder autoritário”. O presidente, segundo o documento, “também se utiliza da força gravitacional de seu governo para alargar sua base de apoio no Congresso Nacional, com parcelas do Centrão que outrora amaldiçoava, chamando-o de velha política”.

Outro ponto da resolução aborda a plataforma emergencial necessária para enfrentar as crises sanitária e econômica, que deve indicar meios, instrumentos e fontes de financiamento para que o país controle e vença a pandemia, e assegure o funcionamento da economia. “O PCdoB, apoiado em estudos de sua bancada na Câmara dos Deputados e também de sua Fundação Maurício Grabois, tem apresentado contribuições a essa plataforma”, constata.

A texto conclui abordando o projeto eleitoral do PCdoB. “A direção nacional se congratula com o esforço do coletivo militante, dos Comitês Estaduais e municipais, na construção desse forte projeto eleitoral”, afirma. E conclama para “uma campanha que desperte a esperança do povo e apresente uma plataforma compromissada com democracia, a vida. emprego, renda, a proteção social e o crescimento econômico das cidades”.

Confira a íntegra a seguir:

Desmascarar Bolsonaro, derrotá-lo nas eleições e retirar o Brasil da crise

Transcorridos seis meses, no Brasil, do primeiro caso da Covid-19, e a pouco mais de dois meses do primeiro turno das eleições municipais, o povo brasileiro sofre com o duplo fracasso do governo Bolsonaro.

Por um lado, perto de 120 mil pessoas – em grande medida em decorrência da conduta irresponsável do presidente da República – já perderam a vida e o país é, em números absolutos, o segundo na quantidade de óbitos; enquanto a transmissão do vírus segue sem controle. Por outro, a pandemia impactou uma economia que já vinha estagnada e a levou à recessão que, segundo prognóstico do IBC-Br do Banco Central (BC), pode chegar a uma queda do PIB no segundo trimestre de 10,94%. O desemprego atinge 13,3% e mais de 700 mil empresas, sobretudo pequenas, foram à falência e a quebradeira prossegue, pelo fato de o governo Bolsonaro, ao contrário do que foi feito na maioria dos países, não ter usado os recursos do Estado nacional para proteger as empresas e preservar os postos de trabalho. Prova disso é que, conforme denúncia da deputada Perpétua Almeida (PCdoB) – líder da bancada comunista na Câmara dos Deputados –, até julho o governo federal executou e pagou pouco mais da metade dos recursos aprovados pelo Congresso Nacional para fazer frente às demandas sanitárias e econômicas advindas da pandemia.

Esta situação configura um quadro de tragédia nacional e, diante dela, o que a Nação estarrecida enxerga é um presidente da República que se move unicamente pela ambição de se reeleger em 2022, visando a concretizar seu projeto de poder autoritário. O presidente segue com sua reiterada conduta criminosa, combatendo as diretrizes das autoridades sanitárias e desorientando o povo frente à pandemia.

Como parte desse plano, Bolsonaro viaja pelo país inaugurando obras alheias, rebatiza programas já existentes, como é caso do Minha Casa, Minha Vida que, agora desfigurado, passou a se chamar Casa Verde e Amarela que dificulta e exclui a população de baixa renda. E, recentemente, realizou no Palácio do Planalto um evento denominado “Vencendo a Covid-19”, quando, além de um grotesco espetáculo de culto à cloroquina, novamente não expressou pesar pela morte dos(as) brasileiros(as) e tentou jogar nos ombros de outras autoridades a responsabilidade que é dele, pelo tamanho da tragédia.

Bolsonaro, também, desde que viu sua avaliação melhorar nas pesquisas, sobretudo devido ao forte impacto na distribuição de renda advindo da ajuda emergencial de R$ 600 — medida de autoria do Congresso Nacional cujo valor a dupla Bolsonaro-Guedes queria que fosse apenas de R$ 200,00 —, passou a tomar gosto por gasto público desde que seja direcionado a criar uma base social e eleitoral de apoio. Acontece que o propalado projeto Renda Brasil e também os investimentos em obras públicas não cabem nas amarras do chamado Teto de gastos públicos, tampouco no programa ultraliberal e fiscalista do ministro da Fazenda que, se levado adiante, poderá levar o país a uma recessão muito grave.

Bolsonaro se aproveita dessa contradição para “fritar” Paulo Guedes, tentando vender a imagem de “desenvolvimentista” e de paladino dos mais pobres e, ao mesmo tempo, cuida de preservar o respaldo da oligarquia financeira, com ou sem Guedes na Fazenda.

O presidente também se utiliza da força gravitacional de seu governo para alargar sua base de apoio no Congresso Nacional, com parcelas do Centrão que outrora amaldiçoava, chamando-o de velha política.

No seu todo, as ações dos movimentos de frente ampla na sociedade e no Congresso Nacional, em defesa da vida e da democracia – somadas aos inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam crimes comuns e de responsabilidade de Bolsonaro e de seu clã e os efeitos da prisão de Fabrício Queiroz –, obrigaram o presidente da República, há cerca de dois meses, a empreender a manobra tática de diminuir o ataque cerrado às instituições democráticas. Essa conduta serve à sua conveniência e pode se alterar conforme mudanças na correlação de forças no curso da luta política.

Todavia, por mais que se camufle, o verdadeiro Bolsonaro vem à tona. Foi o que se deu, recentemente, quando ele ameaçou agredir um jornalista. E também no episódio dos dossiês, típicos da época da ditadura militar, contra cidadãos e cidadãs antifascistas, elaborados pelo Ministério da Justiça cuja prática foi condenada pelo STF.

Ele também se desmascara, no rastro de cinzas e de destruição da rica biodiversidade dos biomas brasileiros, pela conivência criminosa com as queimadas na Amazônia e no Pantanal, pelo enfraquecimento deliberado de instituições indispensáveis à proteção do meio-ambiente, como IBAMA e o INPE, pela negligência com que trata a população indígena, deixando-a exposta à pandemia, resultando em grande número de contaminados e de óbitos. Sua negligência com a vida fica também demonstrada pela política do governo de incentivo à violência, como o recente ato que autoriza cada pessoa a registrar até quatro armas em seu nome. Isso quando o Atlas da Violência indica o crescimento de 11,5% dos homicídios de negros entre 2008 e 2018, enquanto caiu 12,9% entre os não negros. Esses números evidenciam o peso do racismo no Brasil. E a política de liberação de armas certamente irá elevar os homicídios, vitimando o povo, em especial negras e negros.

De todo modo, a realidade é que Bolsonaro, no momento, conseguiu um suspiro na crise política e forjar uma aparência de alguma normalidade. Pura aparência, posto que o presidente não alterou a essência de quem realmente é e, tampouco abdicou de seus intentos: um expoente da extrema-direita, neofascista que tem por objetivo impor um governo policial autoritário sobre os escombros do regime democrático e da dilapidação do patrimônio público nacional.

A falta de convergência tática do campo da oposição, por certo, dá margem de manobra a Bolsonaro. A resiliência dele também resulta do respaldo do imperialismo estadunidense e de grandes grupos econômicos e financeiros. Quanto mais urgente as forças oposicionistas sejam capazes de colocar os interesses da nação e da classe trabalhadora no topo das prioridades, mais rápido Bolsonaro será desmascarado.

Plataforma de Emergência para salvar vidas, gerar empregos, retomar crescimento

Para o PCdoB, os movimentos de frentes amplas e instituições da República, como o Congresso Nacional, que conseguiram vitórias importantes, impondo recuo à ofensiva antidemocrática do bolsonarismo, garantindo a aprovação do auxílio emergencial, do Fundeb, da ajuda aos profissionais da cultura, êxitos mesmo que parciais ante o pesado ataque contra os direitos da classe trabalhadora, precisam conceber e fazer aplicar uma plataforma de emergência.

Essa plataforma deve, simultaneamente, indicar meios, instrumentos e fontes de financiamento para que o país controle e vença a pandemia, salvando vidas, e assegure o funcionamento da economia, criando condições para a retomada do crescimento, com geração de empregos, auxílio direto às micro, pequenas e médias empresas, e garantindo a ajuda emergencial aos mais pobres de R$ 600,00 até dezembro e uma renda permanente que atenda às necessidades da população vulnerável.

O PCdoB, apoiado em estudos de sua bancada na Câmara dos Deputados e também de sua Fundação Maurício Grabois, tem apresentado contribuições a essa plataforma tendo como vértice o protagonismo do Estado nacional para alavancar a retomada do crescimento econômico com investimentos públicos. O Brasil pode viabilizar o financiamento dessa plataforma pelo Banco Central a partir da compra de títulos do Tesouro Nacional e realizando uma reforma tributária progressiva que onere o capital financeiro e as grandes fortunas. Na construção de saídas para a crise, contribui o documento do Observatório da Democracia, assinado por seis fundações partidárias, entre elas a Fundação Maurício Grabois, que sintetiza simultaneamente medidas para superar as crises sanitária e econômica.

O governador Flávio Dino mostra que isso é possível. Mesmo em situação adversa, o governador anunciou o Plano Emergencial pelo Emprego, o plano Celso Furtado, que investirá R$ 558 milhões em obras, compras governamentais e fomento setorial para zerar o efeito recessivo na pandemia no Estado e criar mais 60 mil postos de trabalho.

O Partido, no que se refere ao grande anseio nacional de o país controlar e vencer a pandemia, alinha-se à posição científica de pesquisadores e autoridades sanitárias locais, a exemplo do Movimento Frente pela Vida, e da Organização Mundial de Saúde (OMS) que sustentam a necessidade de sejam postos em prática o protocolo de vigilância e inteligência epidemiológica, as quais tem como foco a busca ativa de novos casos, rastreio dos seus contactantes e isolamento dos casos positivos. São medidas exitosas para conter o atual quadro de contágio, como também de assegurar que novas ondas da pandemia possam ser controladas com segurança. Obviamente, tais medidas devem estar associadas às demais orientações dos protocolos da OMS e das autoridades sanitárias brasileiras, como o distanciamento social, conforme o estágio da pandemia em cada estado e município.

Derrotar o bolsonarismo nas urnas, empenhar-se pela vitória do projeto eleitoral do Partido
O PCdoB chega ao período das convenções partidárias com um projeto eleitoral robusto, com candidaturas à prefeitura de quinze capitais (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Maceió, Natal, Fortaleza, São Luis, Campo Grande, Palmas, Porto Velho, Manaus), liderando as pesquisas com Manuela D’Ávila, em Porto Alegre, e um razoável número de candidaturas majoritárias em cidades com mais de 100 mil habitantes, e também com expressivo número de chapas às Câmaras Municipais, em todas as capitais e em centenas de cidades do interior, especialmente nas maiores e mais importantes.

As alianças do Partido construídas para o Primeiro turno das eleições, e projetadas para o Segundo turno, seguem a diretriz política de derrotar o bolsonarismo nas urnas e fortalecer o campo democrático e progressista.

A direção nacional se congratula com o esforço do coletivo militante, dos Comitês Estaduais e municipais, na construção desse forte projeto eleitoral, e orienta que o Partido faça das Convenções, mesmo que realizadas no espaço digital, eventos representativos, amplos, vibrantes que fortaleçam nossa campanha, e engajem filiados (as), apoiadores(as).

O PCdoB deve ser o centro dirigente e a força motriz de uma campanha ampla, massiva, criativa, envolvente, com forte presença nas redes sociais, com uso eficaz do tempo de rádio e TV, onde houver. Uma campanha que desperte a esperança do povo e apresente uma plataforma compromissada com democracia, a vida. emprego, renda, a proteção social e o crescimento econômico das cidades. Conforme a realidade da pandemia em cada cidade, realize, com a obediência às orientações sanitárias, eventos presenciais que engaje lideranças do povo na nossa campanha.

Vamos à luta para eleger nossos candidatos, candidatas, nossos aliados. Pela vitória do projeto eleitoral do PCdoB, pela vitória do campo político da vida, da democracia, do emprego, do progresso social e econômico e pela derrota do bolsonarismo.

Documento em PDF.

Do Portal PCdoB

POLÍTICA: Bolsonaro veta ajuda para produtores, mas libera benesses para ‘agro’


Vetos a projeto de lei para agricultura familiar contrastam com medidas para grandes ruralistas.

Paralelamente ao contexto de veto parcial à proposta que socorre agricultores familiares durante a pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu recentemente ao agronegócio o usufruto de diferentes benefícios. Entre estes, promulgou, no ultimo dia 19, três pontos da chamada “Lei do Agro” que haviam sido vetados pelo Congresso Nacional.

Resultante da Medida Provisória (MP) 897, a nova legislação criou facilidades para o acesso a crédito e financiamento de dívidas de grandes produtores rurais, desonerou o segmento nas contribuições relativas à Seguridade Social e em taxas de cartório, entre outros aspectos. Pouco debatida publicamente, a MP passou ao largo das propostas mais midiáticas do Congresso e também trouxe a possibilidade de abertura do financiamento do agronegócio para inserção do capital estrangeiro.

O texto foi demandado pelos ruralistas e contou com forte articulação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nome de força na Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), que reúne os representantes do grupo no Congresso.  

Aprovação de ‘MP do Agro’ no Senado contou com participação efusiva da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nome de influência a bancada ruralista / Jane de Araújo/Agência Senado

Já no Projeto de Lei (PL) 735/2020, que prevê medidas emergenciais para agricultores familiares, Bolsonaro retirou, na última terça (25), diferentes pontos, como o fomento de R$ 2.500, em parcela única, para cada unidade familiar. O benefício poderia chegar a R$ 6 mil, no caso de mulheres agricultoras, mas agora só passará a valer se o Legislativo derrubar o veto do presidente.

Também foram excluídos do texto do PL 735 a previsão de um aporte de recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a renegociação de dívidas de pequenos agricultores e a concessão de um auxílio emergencial de cinco parcelas no valor de R$ 600 para o segmento.   

Na justificativa, o chefe do Executivo alegou que não havia previsão orçamentária e financeira para as medidas e disse que os agricultores familiares poderiam receber o auxílio emergencial em vigor na condição de trabalhadores informais. A categoria tem afirmado, no entanto, que a eventual inscrição no benefício atual traria consigo o risco de exclusão do acesso a programas e políticas destinados ao campo, pois faria com que o segmento ficasse descaracterizado aos olhos do Estado.

“Os vetos são, na verdade, uma demonstração clara de que a agricultura familiar não tem prioridade nem  lugar na política do governo (1:26)”, critica Alexandre Pires, da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

Outras medidas compõem a lista de afagos de Bolsonaro ao agronegócio durante a crise do coronavírus. O Plano Safra 2020/2021, por exemplo, lançado em junho, no auge da pandemia, foi tachado por movimentos populares de “Plano da fome” porque excluiu do seu escopo de atuação a produção de alimentos da agricultura familiar.   

Criado no país em 2003, o programa trata de crédito para investimentos e custeio da produção rural. Para o novo biênio, estão previstos mais de R$ 236 bilhões em recursos, que deverão se concentrar no agronegócio. O setor é ligado à monocultura de exportação, especialmente na produção de grãos, enquanto a agricultura familiar é mais voltada para a produção de alimentos.   

Para o Nicolau Bussons, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, esse tipo de medida demonstraria uma tentativa de ofuscar a pequena agricultura do cenário nacional.  

“Parece que está ficando cada vez mais clara a intenção não só de eliminar as políticas públicas voltadas pra agricultura familiar, mas acho que a ideia do governo é eliminar do cenário nacional a terminologia ‘agricultura familiar’. O governo tem insistido, nos seus documentos oficiais, que daqui pra frente não existe mais essa diferenciação entre agronegócio e agricultura familiar”, aponta Bussons, afirmando que a iniciativa se insere também na disputa de narrativa entre os dois campos, tradicionais adversários ideológicos.  

Superestima

O conflito entre os dois segmentos está também diretamente ligado à desigualdade de acesso à terra no país. Vinculado a grandes extensões rurais, o agronegócio está, muitas vezes, associado à concentração e à especulação imobiliária. Dados oficiais mostram que menos de 1% das propriedades rurais respondem por quase metade de toda a extensão rural do país, ao mesmo tempo em que quase 50% das propriedades têm menos de 10 hectares, ocupando somente 2,3% da área rural total do Brasil.    

Por esse motivo e também pelo fato de o ruralismo não ser diretamente voltado à produção de alimentos, o presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), Acácio Zuniga Leite, sublinha que o setor do agronegócio seria superestimado no país.

“Apesar de todos esses benefícios que eles recebem, a agropecuária, por exemplo, só representa 5% do PIB brasileiro. Não tem essa importância econômica toda, não. Eles insistem que são 30% do PIB, mas isso porque eles juntam tudo o que vem antes e depois da porteira. Se você comprou qualquer coisa no Carrefour, por exemplo, isso entra na conta do agronegócio, então, tem essa superestimação. É como se eles ‘roubassem’ um pouco do setor industrial e um pouco do setor de serviços pra criar esse guarda-chuva, que é muito maior do que eles mesmos”, destrincha o dirigente.  

 Deterioração

Coordenador do Grupo de Estudo das Políticas Públicas do Mundo Rural da UVA, o professor destaca a deterioração das políticas de Estado voltadas à agricultura familiar. O problema se agravou especialmente nos últimos quatro anos, com a deposição da presidenta Dilma Rousseff (PT) e um maior fortalecimento do agronegócio no cenário político do país.

Em um resgate histórico, Bussons lembra que o setor sempre teve primazia no país, com influência nos diferentes governos.     

“Mas o que há de novo é esse agravamento do problema, que traz uma certa angústia, uma ansiedade em saber como a agricultura familiar vai ser viabilizada daqui pra gente. O que já era pouco está sendo praticamente dizimado, seja no que se refere à disponibilidade de recursos para políticas que já existiam, seja porque as que ainda existem estão sendo asfixiadas pouco a pouco, e ainda com essa questão tão grave que é o esquecimento da terminologia ‘agricultura familiar’”, analisa.  

Fonte: vermelho.org.br

MOVIMENTO 65 Mais Mulheres na Política - PCDOB/RN

Venha para o Movimento 65 – Em todas as cidades, a legenda 65 está de  portas abertas para você.

PRESIDENTA DO PCDOB NACIONAL, LUCIANA SANTOS

Clic: https://movimento65.org.br

Conferências municipais do PCdoB realizadas entre 18 a 20 - PCdoB

Divanilton Pereira - Presidente Estadual o PCdoB/RN

 Olga Aguiar 65678 PC do B (Vereadora) Natal - Guia Eleições 2016

Por OLGA AGUIAR - PCDOB/RN

MOVIMENTO 65

Mais Mulheres na Política:

A luta emancipacionista das mulheres é uma exigência civilizatória e nas condições políticas, econômicas e sociais do desgovernado
Brasil é uma agenda inadiável.

Nessa direção, a política é o meio decisivo para se descortinar uma nova realidade. Contudo, a velocidade e a intensidade dessas conquistas advém da participação direta das mulheres.

Este ano teremos eleições municipais. Abre-se mais uma frente para as mulheres intervirem e disputarem os seus espaços. Eleger Prefeita e/ou Vereadora é uma diretriz que o Partido se empenha com afinco.

Em torno dessa luta constituímos o Núcleo de Apoio às Candidatas do PCdoB.

A partir desta semana este Núcleo iniciará uma série de diálogos virtuais com as Camaradas - pré-candidatas ou não - sobre o acompanhamento das campanhas das Mulheres em seus respectivos Municípios.

Para isso, contamos com o apoio de todas as direções dos Comitês Municipais.

Firmes na luta!

Divanilton Pereira
Presidente do Comitê Estadual

Olga Aguiar
Secretária Estadual das Mulheres