ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

terça-feira, 9 de junho de 2020

STF acata ação do PCdoB e governo é obrigado a divulgar dados de covid


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou na noite desta segunda-feira (8), a ação promovida, conjuntamente, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a Rede Sustentabilidade e o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que exigia do governo federal a divulgação de todos os dados sobre a covid-19 no Brasil.
Na ação, os partidos consideraram que as medidas tomadas pelo governo de suspender a divulgação de dados da pandemia violam o direito à saúde e ao acesso à informação, cláusulas contidas na Constituição Federal.
O pedido de medida cautelar foi acatada, pois, o país vive “grave emergência” causada pela pandemia” o que exige das autoridades brasileiras, em todos os níveis de governo, a efetiva ação concreta da proteção à saúde pública, com a adoção de todas as medidas possíveis para o apoio e manutenção das atividades do Sistema Único de Saúde”, aponta a decisão.
Na resolução, o ministro salienta a gravidade da situação vivida no país e que o alto número de mortes não deve ser rebaixado. “O desafio que a situação atual coloca à sociedade brasileira e às autoridades públicas é da mais elevada gravidade, e não pode ser minimizado, pois a pandemia de covid-19 é uma ameaça real e gravíssima, que já produziu mais de 36.000 (trinta e seis) mil mortes no Brasil e, continuamente, vem extenuando a capacidade operacional do sistema público de saúde, com consequências desastrosas para a população”.
Pela tragédia causada pela pandemia no país, o texto da decisão destaca ainda a necessidade que sejam “adotadas medidas de efetividade internacionalmente reconhecidas, dentre elas, a colheita, análise, armazenamento e divulgação de relevantes dados epidemiológicos necessários, tanto ao planejamento do poder público para tomada de decisões e encaminhamento de políticas públicas, quanto do pleno acesso da população para efetivo conhecimento da situação vivenciada no País”, aponta o texto da decisão.
Na ação protocolada no STF, os partidos solicitam que governo federal seja obrigado a divulgar os dados até as 19h30 e que também sejam informados os seguintes dados:
  • número de casos confirmados nas últimas 24 horas;
  • números de óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas;
  • número de recuperados nas últimas 24 horas;
  • número total de casos confirmados;
  • número total de óbitos em decorrência da Covid-19;
  • número total de recuperados;
  • número de casos por dia de ocorrência;
  • número de óbitos por dia de ocorrência;
  • número total de recuperados por dia de ocorrência;
  • número de hospitalizados com confirmação de Covid-19 e com SARS (síndrome respiratória aguda) em enfermaria e UTI por unidade de saúde, município e estado.
 Clique no link para acessar a íntegra da decisão:
Saiba mais:
Do Portal PCdoB

Dino denuncia “partido dos robôs” que ataca governadores e STF


Na manhã desta terça-feira (9) o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA) voltou a denunciar a ação de um “partido dos robôs” coordenados pelo chamado “gabinete do ódio”, que conforme declarações dadas à CPI das Fake News funcionaria no Palácio do Planalto sob comando da previdência da República.

Partido dos robôs, mais conhecido como “gabinete do ódio”, espalhando ataque ao Supremo, governadores e prefeitos. Dizem que o presidente da República não tem nenhuma responsabilidade sobre o coronavírus. Sem confusão essa gente não consegue viver com sua própria infelicidade

929 pessoas estão falando sobre isso
O governador chamou atenção para os insistentes ataques realizados por máquinas contra o Supremo Tribunal Federal, governadores e prefeitos que tem seguido às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e preconizado o isolamento social para preservar a vida dos brasileiros diante da pandemia do novo coronavírus.
“Dizem que o presidente da República não tem nenhuma responsabilidade sobre o coronavírus. Sem confusão essa gente não consegue viver com sua própria infelicidade”, escreveu o governador no Twitter.

Nesta terça-feira, robôs passaram a compartilhar uma mensagem de que Bolsonaro teria razão com relação a atitudes e omissões relativas ao novo coronavírus. A mensagem se apoia em leitura manipulada de mensagem da Organização Mundial de Saúde. A OMS afirmou que a transmissão por pacientes assintomáticos “pode ser rara”. A tag #bolsonarotemrazão chegou a ser usada mais de 51,8 mil vezes no Twitter, sendo um dos assuntos mais comentados antes das 12h.
O compartilhamento de tags como esta por meio de robôs infla a opinião pública. E, mais uma vez, de maneira equivocada: entre as razões para a indução de erro, temos que o informe da OMS fala apenas de uma possibilidade e não é conclusivo. Além disso, segundo a OMS, pessoas pré-sintomáticas transmitem a doença sem saber. Portanto, não há motivo para desconfiar do isolamento como fundamental para preservar a saúde e a vida das pessoas. E mesmo se os cientistas tivessem, agora, chegado a novas conclusões, elas não conflitariam com a postura recomendada, que é propor isolamento tendo por base o princípio da precaução.
Fonte: https://pcdob.org.br/