ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

quinta-feira, 15 de junho de 2017

HOJE (15) PRESIDENTE DO CPC/RN REUNIU-SE COM REPRESENTANTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA "BOA VISTA DOS NEGROS - PARELHAS-RN

 Inicio da reunião proveitosa na Comunidade Quilombola BOA VISTA DOS NEGROS - Parelhas-RN, ocorrida hoje (15-06 )



Hoje (15) a tarde na Comunidade Quilombola BOA VISTA DOS NEGROS na cidade de Parelhas aconteceu a reunião tão esperada com o representante do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN, Eduardo Vasconcelos, cujo objetivo foi a divulgação do Manifesto em Defesa da Cultura Potiguar, avaliação das dificuldades constantes para desenvolver a cultura local e a participação de 2 (dois) representantes da Comunidade na direção do CPC/RN, entre outros.

Após o presidente do CPC, Eduardo Vasconcelos levar ao conhecimento do Manifesto, abriu-se um espaço para que os presentes relatassem suas dificuldades e desse ideias para amenizá-las. Logo após as discussões será remetido pela comunidade relatório contendo-as as solicitações que serão enviadas para o CPC/RN, que constarão no documento que será brevemente aprovado e será enviados as autoridades competentes, entre as propostas destaca-se a Legalidade dos Grupos Culturais e a Preservação do NEGRO DO ROSÁRIO.
Foto: Eduardo Vasconcelos-CPC-RN(esquerda), Maria das Graças (Preta), Jerônimo Lima e Messias Medeiros (Secretário M. de Cultura)

Eduardo Vasconcelos aproveitou para convidar MARIA DAS GRAÇAS FERNANDES e JERÔNIMO ROQUE DE LIMA a fazerem parte (representar) do CPC/RN, mas que ambos serão avaliados e posteriormente será levados a reunião da executiva do CPC/RN para análise e em seguida a sua aprovação, como os nomes de outros. Foi colocado em votação e aprovado por unanimidade os nomes de ambos pela comunidade.

 No final uma rápida apresentação do Grupo Percussão AFROREGUEIROS da Comunidade Quilombolas BOA VISTA DOS NEGROS - Parelhas/RN
 Eduardo Vasconcelos como sempre no seu clic!
A reunião aconteceu no prédio do Ponto de Cultura e contou com a participação do Secretário Municipal de Cultura, Messias, representando o prefeito Alexandre. Encerrando com chave de ouro, o Grupo Percussão AFROREGUEIROS fizeram uma linda apresentação improvisada.

Amanhã (16) pela manhã haverá mais uma reunião, mas com representantes da Quadrilha Junina "Sensação Nordestina" para a sua legalização.  A reunião ocorrerá na Escola Municipal ARNALDO BEZERRA, ás 9h.

OIT desmascara relator da Reforma Trabalhista, deputado Rogério Marinho


POR SÔNIA CORRÊA
O jornal Valor Econômico publicou hoje (14) uma farta matéria que mostra que o deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), que foi relator da Reforma Trabalhista na Câmara, mentiu ao afirmar que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) havia avalizado o projeto que se encontra em tramitação no Senado, dizendo que o mesmo não ataca os direitos de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
A mentira de Rogério Marinho levou a OIT a emitir dois comunicados que ontem criou uma “saia justa” aos senadores governistas, durante a leitura do relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado,
O jornalista Fábio Murakawa, do Valor Econômico, relata que Marinho esteve em Genebra há três semanas e divulgou na semana passada nota dizendo que "a OIT excluiu o Brasil da lista de possíveis infratores das normas trabalhistas internacionais" e que, "com isso, a entidade não avaliza as acusações de que a modernização das leis do trabalho no país poderão infringir direitos do trabalhador".
Marinho teria afirmado também que a OIT reconhecia que a “modernização das leis trabalhistas” não retira os direitos trabalhistas, como afirmam as entidades que representam a classe trabalhadora, que o deputado governista acusou de estar usando “de forma mesquinha para avalizar posições políticas de grupos e partidos".
As centrais sindicais denunciaram o projeto à OIT, fazendo com que Marinho viajasse até Genebra para fazer a defesa da Reforma Trabalhista, diante do organismo internacional. No entanto, as mentiras do deputado tucano, conforme relatou o jornalista Murakawa, “causaram malestar na OIT, uma vez que a entidade não pode opinar sobre projetos de lei”.
O diretor do escritório da entidade no Brasil, Peter Poschen teria dito ainda, em resposta a questionamento feito pelo líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), que "A OIT não proferiu nenhum parecer sobre o projeto de lei"
Em seu comunicado Poschen também afirma que a exclusão do Brasil da lista dos 24 casos de violações discutidos pela Comissão de Aplicação de Normas (CAN), na reunião de Genebra não está relacionada mérito do PLC 38/2017 e “não deve ser interpretada, de maneira alguma, como uma opinião sobre o referido projeto".
A nota da OIT faz entender que a proposta de prevalência do negociado sobre o legislado que está no PLC 38 está sendo interpretado equivocadamente para justificar a supressão de legislação mínima de proteção à classe trabalhadora. Diz o comunicado que "o objetivo geral das Convenções 98, 151 e 154 é a promoção da negociação coletiva para encontrar um acordo sobre termos e condições de trabalho que sejam ainda mais favoráveis [ao trabalhador] que os previstos na legislação".
De Brasília, Sônia Corrêa – Portal CTB

Organizações preparam ato para celebrar Dia Mundial de Jerusalém


O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e a Embaixada da República Islâmica do Irã, com o apoio das organizações sociais, entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB) e parlamentares, realizarão um ato para celebrar o Dia Mundial de Al-Quds (Jerusalém, em árabe).

A atividade acontecerá na manhã da próxima quinta-feira (22) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em Brasília, no anexo 2, plenário 2. 

A data ocorre sempre na última sexta-feira do Ramadan e marca a luta pela libertação do povo palestino. Solidaria à Palestina, a CTB irá participar da iniciativa e será representada pelo dirigente Paulo Vinicius (PV). 

Serviço:
Dia Mundial de Al-Quds (Jerusalém)

Data: Quinta-feira 22/06
Horário:09h00
Local: Anexo 2, plénário 2 da Câmara dos Deputados 

Portal CTB

Junho de Lutas: centrais sindicais lançam material unitário para mobilização nacional


Unificadas, a centrais sindicais (CTB, Força Sindical,CUT, UGT, Nova Central, CSP-Conlutas, CGTB, CSB e Intersindical) lançam lançam material unitário e convocam Junho de Lutas. BAIXE O MATERIAL AQUI.
A orientação para os estados é que as bases (sindicatos, federações e confederações) reforcem a mobilização neste mês de junho e construam um grande ato nacional no próximo dia 20/06, o Esquenta Greve Geral. 
Junho de luta
As centrais sindicais definiram ALERTA TOTAL entre os dias 20 a 30 de junho em torno da votação no Senado da Reforma Trabalhista.
Agenda
19 de junho - plenária do setor dos Transportes, às 15h, no Sindicato dos Condutores.
21 de junho - reunião do Dieese para organização da luta.
22 de junho - plenária dos Metroviários.



Mais Informações
Assessoria da Presidência da CTB - (11) 98442-9245

Abertura do 55º Conune reúne várias gerações do movimento estudantil

Diretoria da UNE
Diretoria da UNE


Como nos tempos de resistência à ditadura, o Cine Belas Artes em Belo Horizonte, antigo endereço do DCE da UFMG, esteve nesta noite de quarta-feira (14) repleto de estudantes que querem mudar a ordem da política atual do país. Com certeza da luta no lado certo da história, reuniram-se no número 1581 da Rua Gonçalves Dias antigas e atuais gerações do movimento estudantil para o ato de abertura do 55º Congresso da UNE, com o lançamento do documentário Praia do Flamengo 132, do cineasta Vandré Fernandes.“O filme serve como instrumento de luta nesses tempos de intolerância. O cinema é sempre uma arma de conscientização, principalmente da juventude”, destacou Fernandes, ex-militante da UNE.

O documentário traz, por meio de entrevistas, fotos, vídeos e documentos, a narrativa da perda e retomada da chamada casa do poder jovem, a sede da UNE na Praia do Flamengo no Rio de Janeiro, demolida pela ditadura militar e hoje em reconstrução.

“A retomada da sede no Flamengo não é só a retomada material da sede física, mas também de toda a nossa memória de luta e resistência democrática. Porque quando incendiaram a sede da UNE pensaram que iam nos deter, que iam deter a disposição de luta dos estudantes brasileiros, e nós estamos aqui , como dizia Honestino Guimarães nós voltaríamos e seríamos milhões, e hoje nós somos milhões, ocupando universidades e as ruas”, destacou a presidenta da UNE, Carina Vitral.

Junto à vice-presidenta Moara Correa e à Secretária-Geral, Jessy Dayane, a mesa diretora da entidade declarou aberto o maior encontro estudantil da América Latina. O Pró-reitor da UFMG, professor Tarcísio Vago, que também participou do movimento estudantil na década de 80 afirmou em sua fala que sem os estudantes Collor teria privatizado as universidades públicas; Sarney e FHC teriam transformado o ensino superior em um ambiente de privilégios.

“Foi o movimento estudantil que em muitas ocasiões puxou a luta docentes e servidores e toda a sociedade contra aqueles que querem os retrocessos em nosso país, e mais uma vez é o movimento estudantil que pode mais uma vez lutar contra esse governo que está aí usurpado e usurpando o poder em nosso país”, disse

O ex-presidente da UNE, Wadson Ribeiro, secretário e Ouvidor Geral do Estado de Minas Gerais representou o governador Fernando Pimentel (PT) durante o ato. Ele relembrou que foi eleito presidente da UNE, em Belo Horizonte no Congresso de 1999. A pedido do governador leu uma carta em seu nome.

“Ver a união de propósito de vocês e os valores democráticos que carregam mantém em nós a esperança de que o medo não esterilize os abraços, pois é ele, o medo novamente um dos maiores inimigos atuais da democracia”, destacou o governador na carta. E completou: “O papel de vocês estudantes será mais uma vez definidor do Brasil que nós queremos, do país no qual sonhamos, por isso é motivo de orgulho para nós mineiros recebê-los em nossa casa nesse momento”.

Estavam presentes ainda a secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo e ex-presidente da UNE, Aldo Arantes.

UEE recupera sede em Minas Gerais

Assim como a história do filme da noite, a UEE-MG teve sua sede histórica recuperada na tarde desta quarta-feira. O governador Pimentel devolveu o casa dos estudantes mineiros tomada pela ditadura por meio da doação do imóvel que irá abrigar a UNE, UEE-MG, União colegial de Minas Gerais.

“ É muito mais que apenas simbolismo, é a perenização da resistência iniciada há cinco décadas e a institucionalização da vitória de quem desafiou o arbítrio. A casa do estudante mineiro tem esse significado e peso, vamos quitar uma dívida histórica com os estudantes e eu, pessoalmente, com aquele jovem Fernando Pimentel de 1968”, escreveu o governador.

Canto de Esperança

Paula Vieira, 24 anos, estudante do IFCE de Fortaleza, disse que saiu muito emocionada do cinema.

“Esse é o momento da gente reoxigenar nossas forças e a história da UNE impulsiona a luta de reconquista de direitos, vi o quanto a UNE foi fundamental na ditadura e ainda hoje continua sendo”, destacou.

Taiane Priscila, 20 anos, estudante da UFRN, também afirmou que conseguiu reviver toda a história da UNE e sentir na pele. “Pude ver que o que a UNE é hoje foi uma construção por tudo que passou, as opressões, de bom e de ruim. Foi maravilhoso, acho que todos tem que assistir para tomar um fôlego novo”, recomendou.

UNE