ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

sábado, 20 de abril de 2019

RETROSPECTIVA: VOTE CONSCIENTE! O voto vendido hoje é um prejuízo ao futuro

O voto vendido hoje é um prejuízo ao futuro Juan Barbosa/Agencia RBS
Foto: Juan Barbosa / Agencia RBS
Infelizmente a compra de votos ainda é uma prática comum nas eleições brasileiras. Em tese o eleitor sabe que seu voto vale muito mais do que qualquer promessa de vantagem pessoal, mas na hora da campanha a realidade é diferente.
Veja também:

O descaso por parte dos governantes e a descrença por parte do eleitorado contribuem para um cenário vicioso onde um lado quer garantir a vitória e o outro lado quer levar alguma coisa em troca.
– A falta de consciência sobre a importância do voto é um problema cultural no Brasil. Precisamos construir uma sociedade onde as pessoas tenham discernimento para entender o que é o processo democrático – salienta o Conselheiro Estadual da OAB Ricardo Philippi Porto, de Chapecó.
A seguir listamos algumas situações e causas que podem levar o eleitor a vender o voto:
> O eleitor entende que o único momento em que ele tem algo a oferecer aos políticos é nas eleições, pois percebe que durante a campanha é que os candidatos se voltam para a população para pedir votos. Ele, então, se dá conta da importância do voto, mas apenas em um nível superficial: não o entende como uma arma para mudar o futuro, mas faz uso dele para exigir algum tipo de retribuição direta.
> O eleitor acha que a política não tem capacidade para mudar a realidade de sua cidade, por isso prefere garantir alguma vantagem para si próprio.
> O eleitor não consegue compreender o peso do seu voto na construção da democracia, pois acha que tudo que envolve as eleições é chato e não lhe diz respeito. Assim, prefere trocar seu voto pela promessa de uma obra ou emprego, em vez de prezar pela coletividade.
SOBRE A CAMPANHA
A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.
Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.
Participe usando #voteconsciente

Fonte:http://dc.clicrbs.com.br - Publicada em 08/09/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário