ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65

ELEIÇÕES 2022: MOVIMENTO 65
CAMPANHA MOVIMENTO 65

sexta-feira, 18 de março de 2016

Oito réus do STF julgarão abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma

Parece mentira, mas é real. Oito parlamentares, eleitos hoje (17), para a comissão da Câmara que vai analisar a abertura ou não do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff são réus do Supremo Tribunal Federal (STF). A Casa definiu nesta quinta-feira (17) a comissão especial, composta por 65 deputados, de 24 partidos, escolhidos de acordo com a representação de cada um na Câmara. A eleição se deu por meio de chapa única e foi aprovada por 433 votos a 1. Em sessão ocorrida agora à noite, os deputados, Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO), foram eleitos como presidente e relator da Comissão.  
Entre os parlamentares indicados para fazer parte do colegiado está o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), réu em três ações penais no STF e está na lista de procurados da Interpol desde 2010, por crimes de conspiração, auxílio na remessa ilegal de dinheiro para os EUA e desvio de dinheiro público em São Paulo. No início de março, foi condenado pela Justiça francesa a três anos de prisão por lavagem de dinheiro. 
O colegiado deve se pronunciar sobre a abertura do processo nos próximos 45 dias. Confira abaixo quem são os deputados que fazem parte da comissão. Oito dos 65 deputados federais que foram escolhidos para formar a comissão que julgará o impeachment da presidente Dilma Rousseff são réus no Supremo Tribunal Federal. 
Os integrantes da comissão foram escolhidos nesta quinta-feira. São esses deputados que vão primeiro receber o pedido de impeachment feito por Hélio Bicudo. Vão também receber a defesa de Dilma. E é o parecer deles que segue para plenário para ser votado.
Os crimes de que os parlamentares são acusados. Há desde gente acusada de crimes eleitorais até dois deputados acusados de crimes contra o sistema financeiro. Um deles, Paulo Maluf (PP-SP), está na lista de procurados da Interpol e não pode sair do país.
Veja a lista completa de réus da comissão:
Benito Gama (PTB-BA) – Crimes eleitorais.
Júnior Marreca (PEN-MA) – Emprego irregular de verbas públicas.
Nilson Leitão (PSDB-MT) – Crime de responsabilidade.
Paulo Magalhães (PSD-BA) – Crimes eleitorais.
Paulo Maluf (PP-SP) – Crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes eleitorais.
Paulo Pereira da Silva (SD-SP) – Crimes contra o sistema financeiro nacional.
Washington Reis (PMDB-RJ) – Crimes contra o meio ambiente e formação de quadrilha.
Weverton Rocha (PDT-MA) – Crime contra a lei de licitações.
Ruth de Souza - Portal CTB (com Blog Caixa Zero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário